BOLINHAS DE CRISTAL... OU DE NATAL?

Bolinhas de Cristal... Ou de Natal?

Vocês lembram-se daqueles tempos de infância em que nossos pais diziam que era para olharmos no fundo das bolinhas de cristal da árvore de natal, e fazer três pedidos para o ano seguinte? As de cristal eram aquelas grandes, prateadas, que se sobressaiam pelo brilho. Não sei se por querer tantas coisas fazíamos mais de três pedidos ou se porque realmente era só conversa fiada, lembram-se de terem sido atendidos alguma vez? Devemos confessar também que mesmo depois de jovens, mais tarde adultos e até mesmo depois de velhos, andamos olhando no fundo de uma bolinha de cristal e secretamente fazendo nossos pedidos, e teimosos repetimos talvez todos os anos a mesma fantasia, sem jamais termos sido atendidos.

Dirão alguns mais propensos a acreditar em fantasias de que talvez tenhamos sido pedintes de pouca fé, de fé de menos. De que talvez tenhamos pedido em pensamento muito baixo e não tenhamos sido ouvidos, ou até mesmo encaminhado nossos pedidos aos canais errados. Mas é bem possível mesmo que tenhamos encaminhado e feito aos canais competentes, mas que estes estavam tão ocupados com outros pedidos mais importantes, que os nossos ficaram quem sabe até em terceiro plano ou mais esquecidos ainda. Ficaram e é bem provável que lá assim ainda estejam.

Mas quem sabe se repetirmos a dose este ano, não seremos atendidos no ano que vem? Não custa nada nos iludirmos mais um pouco, pois afinal de contas, faz tanto tempo que estamos pedindo, e podemos cair finalmente em canal errado e alcançarmos nossas vontades!

Não sei vocês, mas eu estou pensando seriamente em me olhar na tal da bolinha de cristal e pedir de novo. Vai que desta vez...

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante. Esta coluna está em mais de oitenta jornais no Brasil e Exterior.ajrs010@gmail.com