REDES SOCIAIS O FENÔMENO

Orkut, Facebook, Linkedin, Badoo, Google+, só para sitar alguns. Milhões de pessoas estão conectadas o tempo todo. Este é talvez o maior fenômeno social dos tempos atuais. Mas o que é uma rede social? A vida em sociedade, teve seus áureos tempos em que se convivia realmente em sociedade. Reuniões dançantes, saraus, bailes enfim uma infinidade de ocasiões em que estávamos em grupo. Hoje eu sou um solitário, rodeado de centenas de (amigos). Meus filhos estão em outro estado. Muitos de meus amigos também só estão presentes nas redes. Mas não é uma rede baseada em experiência compartilhada. As vezes me detenho no bate papo no Facebook, mas não falo com ninguém dado o espanto que me causa, pessoas falando por monossílabos e internetês, bobagens sem sentido. É como pegar o telefone e ligar para alguém sem ter o que dizer. Minha página no Orkut, ficava até dois meses sem que ninguém entrasse em contato. Apenas a lista diária de atualizações de dezenas de amigos. Fulano já entrou em centenas de comunidades, Ciclano acaba de mudar seu perfil e por aí vai. Conclusão acabei com a minha página no Orkut há mais de dois meses e ninguém parece ter reparado. Não recebi nem um e-mail, perguntado se ainda estou vivo. O mesmo parece estar acontecendo com o facebook. Ultimamente tenho dedicado mais tempo aos meus blogs.Tenho um número razoável de visitas e raramente alguém comenta alguma coisa. No Recanto Das Letras, onde tenho publicado os meus textos, tenho uma boa média de leituras e 18 páginas de comentários espontâneos sobre o que escrevo. Muitos enviam-me e-mails e trocamos opiniões e nos tornamos amigos. Eu prefiro o e-mail, como uma forma real de contato social, pois é privado. Assim o que escrevemos não está sujeito ao pluralismo dos chats. Então parece que a rede social está mais para solidão do que convívio social, eventualmente o máximo que acontece é: "Fulano curtiu seu link" Sem falar nos tais aplicativos que invadem nossa privacidade capturando nossos dados com a desculpa de respondermos coisas idiotas como, você acha que o fulano é isso ou faria aquilo? Na verdade o que todos querem é vender seu peixe. A internet conseguiu vencer a TV em alguns aspectos importantes, como encher nossa caixa postal de anúncios. O Gmail fica rodeado de anúncios baseados nos textos que você escreve. Outro dia mencionei Deus em uma mensagem. Imediatamente minha caixa de texto ficou rodeada. Livros, igrejas, religiões etc. Todo mundo pegando carona. A televisão me obrigava a ver anúncios 10 vezes mais do que o pobre conteúdo. Vendi a televisão. Mas na internet, os anúncios são em lotes. Minha navegação consiste no mínimo necessário. Tenho inclusive uma partição no HD com o Windows sem conexão e outra inevitável, conectada onde compareço só para coisas básicas, como publicar este texto. Pela manhã, ouço rádio. Para mim ainda é o meio de comunicação mais veloz. O repórter só precisa usar o celular e dar a história em tempo real. Depois mudo de partição para trabalhar sem ser incomodado, porque a toda hora tem um aviso de alguma coisa entrando na caixa postal. Enfim não consegui ainda envolver-me com as redes. Já me convidaram para tantas redes sociais, que se entrasse na metade, precisaria contratar uma secretária.

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 18/12/2011
Código do texto: T3394553
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.