REPENSAR

Nesses tempos modernos, onde os processadores tecnológicos são mais convenientes que os jurássicos neurônios, a moda é não pensar. Diante disso, poucos são os que se atrevem a contradizer o neomodismo da anencefalia cultural e muitos são os que nada pensam. Mas o maior e mais lamentável contingente é o daqueles que não repensam.

Repensar é o aperfeiçoamento do pensar, ação amadurecida de quem extrai lições práticas e edificantes de suas reflexões. Repensar é autoexame, colocar a própria natureza sob os juízos da conciência e estabelecer um veredicto que lhe conduza a amplas melhorias. Repensar é ponderar os opostos que se estabelecem em cada circunstância vivida e concluir com sabedoria a que tendência pender. Repensar é construir uma nova pessoa, a partir dos rascunhos de si próprio.

Repense comigo...

Seriam nossas mediocridades existenciais dignas do sagrado reconhecimento como vida?

Que nota merecemos como filhos e em que nível de amor e responsabilidade temos sido pais e mães até aqui?

Assumimos o papel de críticos profissionais do sistema ou damos nossa contribuição prática para a mudança de tudo que nos impele à indignação?

Temos o mesmo quociente de honestidade que cobramos de terceiros?

Somos fiéis na exata proporção que exigimos que nos sejam e na real essência do que implique a fidelidade?

Pedimos asas a Deus no intuito de auxiliar no vôo de nossos semelhantes?

Vivemos a íntegra moral de todos os nossos discursos?

Somos pelas costas a mesma pessoa que somos frente a frente?

No dinamismo histórico em que nos inserimos, somos expectadores mórbidos e teleguiados ou exercemos o divino atributo do senso crítico para interagir positivamente na história?

Ainda ostentamos a bandeira da ética ou já fomos engolidos pelo racionalismo liberal e sua pregação de relativismo generalizado?

O que você é? Homem, mulher ou já se deixou absorver pelo discurso obscessivo dos que defendem o fim de todas as identidades?

Você consegue olhar no espelho sem temer a sensação de que seus próprios olhos lhe acusam?

Você fez tudo que lhe foi possível pela manutenção do amor, do lar e da família?

Você entendeu que a fé é tão distante da mera religiosidade como a Lua está da Terra?

Você aprendeu que uma única árvore plantada vale muito mais que a edificação de palácios e riquezas temporais?

Será que você entendeu a diferença entre um livro e um controle remoto?

Será que voce sabe distinguir o ser humano de um aparelho celular?

Porventura a vida conseguiu lhe ensinar de uma vez por todas que a moça pouco vestida das esquinas é menos prostituta que a polida jovem doada no altar ao filho da burguesia?

Por acaso voce entendeu que a diferença entre Cristo e Papai Noel é a mesma que se dá entre favela e área nobre?

E que o ser humano só é digno de Deus quando é digno da vida dEle recebida?

Eu iria mais longe...muito mais longe...

E essa é a vantagem de repensar. O não pensar é a própria inércia. O mero pensar é luz passageira. Mas quando somos capazes de catalogar todos os nossos desacertos, quando temos a capacidade de enxergar algo além de nossa casca mascarada, quando nos permitimos a ousadia de um romance com a verdade - vem aquela agradável e humilde sensação de poder. Poder para mudar o mundo, poder para chegar ao mais perfeito dos mundos, que há além desse...

Mas isso é impossível para quem não repensa!

**************************************************

Reinaldo Ribeiro - O Poeta do Amor

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 19/12/2011
Código do texto: T3396989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.