Olimpo reino das Musas e Moiras...
 
“A imagem das musas como inspiradoras das artes mostra a força do legado helênico à cultura ocidental. De seu nome deriva o termo museu, lugar inicialmente destinado ao estudo das ciências, letras e artes, atividades protegidas pelas musas.
Calíope era a musa da poesia épica, Clio da história, Euterpe da poesia lírica, Melpômene da tragédia, Terpsícore das canções de coral e da dança, Erato da poesia romântica, Polímnia da poesia sagrada, Urânia da astronomia e Tália da´Comédia."  (fonte:Google)
 Para falar a verdade o Monte Olimpo é um salve-se quem puder, como se diz “uma zorra”, é só ler a tragicomédia Anfitrião do dramaturgo romano Plauto,vale a pena!
Sempre soube que os deuses que  vivem lá, adoram brincar com os seres humanos, riem as nossas custas, colocam várias armadilhas em nosso caminho por pura diversão.
Somos seu passatempo favorito.

 Quanto a minha vida e destino, conheço “de vista” as Moiras, as três deusas que determinam nossa trajetória e em cujas mãos estamos de modo irremediável.
Cloto a que fia a vida, a que nos dá a vida, Láquesis a que designa nosso destino e distribui benesses e Átropos a que corta o fio da vida,dessa ninguém escapa !
 Algumas vezes discordo de Láquesis pela má distribuição de quinhão de benesses que me dá,mas fazer o quê, se nem os deuses tem poder de contestar a decisão das Moiras. Mas que ela podia ser mais pródiga comigo, ahh isso podia.
Ela costuma me testar com requintes de sadismo, tenta me derrubar de vez para que Átropo se aproxime, mas como reajo, brigo e discuto, ela desiste e com remorsos me faz um agrado com migalhas de felicidade e algum bem material, verdade que não  duram muito,principalmente o material...
Mas me intriga especialmente a brincadeira preferida não sei se de bom ou mau gosto desses seres estranhos.
 Mas vamos ao que interessa a "brincadeirinha”...
Quero saber, porque algumas pessoas como eu sentem necessidade de escrever, mesmo que seja “abobrinha”!
 Caramba para qual musa ou deus estou servindo de experiência, me sinto como uma cobaia sendo testada. Será que querem medir o meu limite tanto de criatividade quanto  de estupidez?
As musas não me dão sossego! Acho que me pegaram “pra cristo”, só pode! Mas por que eu?Alguma afinidade ligada ao meu nome?
Será vingança pela confusão que a outra Helena causou?Não tenho nada com isso apesar de também criar confusões prá valer!

Quando elas se reúnem, é de lascar, resolvem que tenho que escrever, mesmo que não tenha nenhuma importância, simplesmente escrever por escrever.  Adoram me virar pelo avesso, remexer mágoas e segredos, criticar, ver beleza ou feiúra em tudo,me intrometer na vida alheia, observar, ouvir e vasculhar segredo de outras pessoas, exorcizar demônios, enfim colocar a alma nas letras...
 Por vezes pareço louca, hora rindo,gargalhando, textos repletos de bom humor, outra hora trágicos, outros tão tristes que eu mesma chego a chorar...
Ler me enleva, e me torna mais próximo de outras pessoas, me faz companhia, me diz maravilhas, me ensina muito e abre caminho para  novas descobertas; mas escrever me transporta para um  mundo que não sei definir,apenas sei que me deixa com a sensação de plenitude, realmente muito boa de alma lavada, diga-se de passagem nem sempre bem lavada, alguns de meus escritos são encardidos,cheios de nódoas de mágoas,mas como dizem “faz parte”!
Que diabos! Por que sou esta gangorra de sentimentos que parece servirem  apenas para divertir esses seres do Olimpo?  Se aproveitam  por que sou apenas humana! A ânsia de querer entender a vida, o mundo e seus mistérios, faz parte integrante do homem, como os deuses sabem disso, não nos abandonam de vez e ficam “cutucando nossas idéias”!Nas suas horas vagas, que são todas, nos enviam as musas para lhes quebrar o tédio, sentados nas nuvens se reúnem para nos  observar,fazem até torcida organizada...Convocam as musas...
As musas obedecem. Adeus sossego.
O tempo delas é diferente do nosso, portanto não escolhem hora para atacar... Elas “sopram” no meu cérebro e a boboca aqui sai correndo escrever achando que é criação própria. Quanta pretensão! Eles chamam a isso  de inspiração, que nome bonito para devaneio, para sonhos, para destilar maldades, para essa ânsia de escrever que parece mais uma “praga de mãe”.
Elas adoram dar nó na minha mente e na minha vida!Sim por que queira ou não o que a gente escreve tem muito de nossa verdade,do ponto de vista do que observamos a nossa volta e na vida de outras pessoas,de fantasia, das vivências, sonhos por vezes ignorados e escondidinhos no fundo dos  sentimentos.O mergulho interior  pode ser sofrido ou não mas nada nos imporá,mergulhamos de cabeça!Mas não podemos nos esquecer que de algum modo somos responsáveis pelas reações que despertamos em quem nos lê...
Mas voltemos as Musas, não é raro que antes mesmo que eu acabe de escrever elas partam para atacar outra pessoa, muitas vezes deixam minha inspiração pela metade e perco o fio do raciocínio,”o fio da meada” aí bate o desespero... Outras vezes elas “colam” em mim e é um verdadeiro Deus nos acuda, até o vôo de uma mosca idiota é tema para escrever sem parar até ficar zonza, mareadinha , mareadinha...
A Moira Láquesis, juntamente com sua musa preferida,ambas tremendas admiradoras dos deuses, adoram demonstrar que os respeita,são “puxa-saco”.As duas “bandidas”  sem nenhum critério escolhem um eleito, o cobre de benesses por algum tempo, até que surja o próximo e seja mais interessante, elas adoram variar,fazem um “marketing” violento junto a população do Olimpo,  mesmo que seu protegido não seja lá grande coisa, fazem dele um “imortal” por algum tempo.
 Muitos escritores e artistas  merecedores das glórias ficam esquecido e jogados no chão dos  corredores do Olimpo,amontoados num canto. Alguns são resgatados após a morte, quando algum deus curioso resolve remexer no “arquivo morto”!Grande coisa!
Os protegidos e em evidência é o que poderíamos chamar de ter  “nascido virado pra lua”,muitos são verdadeiros meteoros, aparecem por pouco tempo e depois são postos de lado...Somente os verdadeiros artistas permanecem através dos tempos,  acredite são poucos.
Penso que somos um verdadeiro “mix de musas”,  eu particularmente tenho certeza disso, é só ler o que escrevo!
Estou sempre  a caça da Moira Láquesis para “ acertar as contas” com ela,não que tenha a intenção de ser “glorificada” por ela,muito menos reconhecida como uma pessoa especial,meu assunto com ela é outro,quero fazer algumas cobranças  que ficaram pendentes... Entretanto a danada é mestre em se esconder, só que ela não conta com minha teimosia, não desisto!
Enquanto isso aceito a inspiração e a visita das musas.Encanto maravilhosamente bem vindo,um prazer indescritível,sentimentos que no Olimpo não devem ser sentidos com freqüência, estou levando vantagem sobre esses deuses.
Obrigada musas e moiras sou muito grata a vocês apesar de tudo...
 
M.H.P.M.