3 ANOS DE RECANTO

Há exatamente três anos no dia 04/12/2008 publiquei meu primeiro texto nesse Recanto das Letras.

Recebi na época o primeiro comentário da hoje minha grande amiga e talentosíssima poetisa do Piauí Teresa Cristina flordecaju, confesso que fiquei tão eufórico com que ela escreveu que me senti o próprio Hemingway.

Não cabia em mim de alegria, afinal recebia um comentário elogioso sobre um texto de minha autoria pela primeira vez na minha vida de uma pessoa até então desconhecida, ( faço questão de reproduzir abaixo o comentário feito com muito carinho pela Teresa sobre o texto Sublimação).

Bem... Aproveito a oportunidade para informá-los se por ventura algum dia alguém quiser saber quem foi o responsável por me incentivar a escrever as minhas bobagens durante esse longo período, cobrem da minha querida Flor de Caju, ela foi sem duvida a grande culpada.

29/12/2008 13:31 - Teresa Cristina flordecaju

Duda, por vezes temos "sonhos" em certos lugares e pensamos que podemos concretizá-los. Um belo texto o seu- bem escrito e com coerência. Um cheiro

Noooossa!!!

Li umas mil vezes esse comentário.

Fiquei tão feliz, e comentei dias depois com uma conhecida que estava escrevendo em um site e havia já uns três comentários sobre o meu texto. Ela acessou leu e disse com menosprezo:

- Só elogiam, qual é a graça?

Fiquei chateado com suas palavras. Pensei... Elogiaram porque gostaram. Afinal essas pessoas não me conhecem, qual seria o outro motivo?

Fiquei com aquilo na cabeça, eu não conhecia ainda o Recanto.

Passei a ler outros escritores e percebi que muitos como eu eram iniciantes, e se esforçavam ao máximo para conseguirem passar para o papel aquilo que afligia suas almas.

Com o tempo percebi que a magia do Recanto das Letras estava exatamente ai, a grande maioria tentando tecer as palavras com o único intuito de refletir seus sentimentos.

Confesso que foi uma descoberta maravilhosa, estávamos então no mesmo barco, passei a me apaixonar por esse espaço, junto a tantas pessoas que como eu nutria o mesmo prazer em escrever com as mesmas emoções e dificuldades. Dai a necessidade permanente do elogio como estimulo entre todos participantes. Senti-me de repente como se tivesse achado a minha tribo.

Aqui depois de um período participando implicitamente todos nós, excluindo evidentemente os poucos medíocres que infelizmente sempre aparecem em toda atividade grupal humana, aprendemos por observação duas regras básicas de convivência. A primeira o respeito por quem escreve, atrás de cada texto encontra-se uma alma emotiva independente da sua erudição, e a segunda, o respeito pelo esforço que cada um pronuncia ao dar o melhor de si aos leitores dos seus textos, independente da linha literária que seguem. Cada um escreve sobre aquilo que lhe atrai, se eu gosto leio, se não gosto eu respeito.

As criticas verdadeiras e construtivas onde um pode vir somar a evolução do outro é dada em off, por email, eu mesmo já recebi varias e agradeço de coração a generosidade dessas pessoas amigas, é muito útil ao nosso aprendizado para tentar escrever cada vez melhor. Quem sabe ensina, é a regra, infelizmente como disse anteriormente alguns humilham por ser simplesmente boçais, mas para sorte da grande maioria são uns poucos peixes fora da água aqui perdidos.

É claro que existem pessoas que escrevem que estão em um estagio superior a grande maioria, eu mesmo tenho profunda admiração por varias delas, e procuro cada vez mais ler seus textos e com elas aprender e evoluir.

Hoje acredito que na época foi muito boa a resposta impertinente da minha conhecida, com ela fui estimulado a entender mais profundamente o quanto é adoravel esse Recanto das Letras e de amigos, que tem fundamentalmente algo em comum, adoram escrever.

Duda Menfer
Enviado por Duda Menfer em 20/12/2011
Reeditado em 24/12/2011
Código do texto: T3398771