A EXPECTATIVA

(Belém – Pará, 12 de dezembro de 1981)

Todos tinham conhecimento daquela gravidez, mas o certo é que ninguém comentava o fato. Todos estavam mesmo muito preocupados com o nascimento. Houve murmúrios de que, em alguns remotos lugares, uns magos agourentos haviam vaticinado que não haveria mais o esperado parto, pois nos astros, nas bolas de cristal e nas cartas tinham presenciado o aborto, notícia que rapidamente se espalhou, chegando a causar receio em algumas pessoas, o que foi absorvido e não se transformou em apreensão coletiva.

O inegável é que havia uma expectativa enorme relacionada com a chegada desse rebento. Sobre seus pais não se fazia qualquer comentário, pois o importante era realmente a criança.

Todos sonhavam com a sua inevitável chegada, com os frutos que daria, com as alegrias que proporcionaria. Havia um clima de imensa e contagiante euforia, um inegável e radiante clima de festa que influenciava e modificava o quotidiano das pessoas.

- Vai ser muito feliz. Vai ser muito bom. Há de ser bem diferente dos outros. Eram frases que faziam parte de quase todos os comentários sobre o assunto.

Tudo era esperança. Uma esperança que se espalhava de forma incontrolável. Mesmo os mais idosos, que já tinham presenciado e participado de nascimentos anteriores, apresentavam sinais de ansiedade, embora não nos mesmos níveis dos mais novos.

Roupas novas; preparativos de banquetes; até mesmo inúmeras festas já haviam sido programadas para quando chegasse o grande momento.

Finalmente o grande dia. A medida em que o momento se aproximava muitos se reuniam em suas casas para os abraços e júbilo e felicitações.

As contrações começaram. Havia silêncio. Havia barulho. Havia música. Havia luzes. Havia preces. Havia sorrisos. Havia lágrimas. De repente, entre o bimbalhar de todos os sinos; o estourar de milhares de champanhes; o estourar de milhares de foguetes; o som de milhões de mãos a bater palmas; entre preces, cantos, lágrimas e sorrisos; de parto normal, nasceu o ano de 1981.

Agora que dezembro chegou, e ora caminha celeremente rumo ao passado, já se nota a mesma expectativa, o mesmo cenário para o nascimento de 1982. Que também venha de parto normal e que o façamos bom como o temos sonhado.