O festival da hipocrisia

Essa onda de indignação gerada pelo vídeo da enfermeira que espancou o filhote de yorkshire até a morte me indigna. Indigna-me porque a sociedade costuma pinçar seus bodes expiatórios, aqueles que deverão purgar por crimes que, francamente falando, são de inteira responsabilidade e contaram com a conivência de todos os seus membros, entre os desafortunados cujas atitudes criminosas tiveram a infelicidade de virem à tona dos múltiplos olhares. Monta-se então todo um esquema sacrificial que tem como único objetivo destruir todos os laços sociais que o "criminoso" anteriormente possuía, como se isso fosse justo, como se isso fosse limpo e, partindo disso, toda sociedade se tornasse melhor. Tive um amigo que morreu em conseqüência dos recorrentes maus tratos que sofreu em mãos de policiais militares, simplesmente porque tornou-se um hábito espanca-lo e ninguém objetou contra isso – nem sequer ele próprio. Sua morte não mereceu a atenção que a morte desse cão obteve, sendo esta a razão da minha indignação diante desse festival de hipocrisia.

Não, essa senhora não tem minha simpatia, apesar de eu preferir os gatos aos cães – mesmo porque os cães me lembram policiais. Enfim, não sou pela tortura de nenhum ser vivo, mesmo me alimentando de carne e calçando sapatos e mantendo as calças presas na cintura com artefatos produzidos com o couro de animais que morreram para que isso fosse possível. Muitos dos utilitários que me cercam e dos quais tiro algum proveito são direta ou indiretamente oriundos do estresse ou do óbito dessas criaturas de Deus – o que raramente me provoca algum remorso. Apenas quando festivais como este (verdadeiras tempestades em copo d'água) acontecem e têm sua ampla divulgação garantida pela mídia é que vou pensar nisso. E então me sinto culpado não só por viver do incômodo e da morte de outros seres, mas por estar vivo enquanto meu amigo – na realidade apenas um conhecido, ex-colega de trabalho – apodrece tão ignorado quanto foi em vida sob a terra, enquanto a carcaça de um simples cachorro granjeia a consternação de todo um país.

Damnus Vobiscum
Enviado por Damnus Vobiscum em 21/12/2011
Reeditado em 22/12/2011
Código do texto: T3399862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.