Sacolas Descartáveis

SACOLAS DESCARTÁVEIS

Em algumas cidades, já entrou em vigor a lei que proíbe a utilização de sacos plásticos descartáveis, principalmente em supermercados, em outras está em vias de ser adotada. A medida, tem como grande mola propulsora, a proteção ambiental. Cá pra nós, tenho sérias dúvidas sobre a motivação da lei. Para mim a alavanca é puramente, favorecer ganhos aos supermercadistas.

Somente em São Paulo utilizam-se 30 bilhões de sacolas descartáveis anualmente, que são fornecidos “gratuitamente” ( o custo está embutido nos preços ) aos consumidores.

Façamos uma pequena conta, se cada unidade custar R$0,05 (cinco centavos) o custo total por ano é de R$ 1,5 bilhões de reais. Como a lei não impõe nenhuma contrapartida aos supermercados, essa dinheirama toda, vai diretamente para seu caixa e engorda seus lucros. Além disso, a medida ainda aumentará o faturamento das redes, que venderão outros tipos de embalagem, para acondicionamento das compras de seus clientes. Sem contar que preços não vão baixar por conta do não fornecimento das sacolas.

Sem dúvida, também haverá aumento no consumo de sacos descartáveis, adquiridos pela população para acondicionamento de lixo, visto não haver outra alternativa de curto prazo, para disposição de lixo doméstico.

Enquanto isso, não se tem notícia de priorização na implantação de sistemas de coleta seletiva, bem como, de adoção de sistemas adequados para disposição de lixo. Os lixões são a prática usual.

Também não se vê nenhum esforço concentrado para tratamento e disposição de esgotos sanitários, a grande maioria dos municípios brasileiros não dispõe de tratamento de esgotos implantado.

Mais uma vez, dá-se enfase a medidas popularescas, e favorecedoras a algumas corporações, deixando-se de lado, ou esquecidas, prioridades maiores.

Os estragos causados pelas sacolinhas, nem de longe são comparáveis, aos causados pela falta de saneamento BÁSICO e disposição inadequada de resíduos domésticos.

Se as redes de supermercados, dão tanta importância assim a preservação ambiental, deveriam aplicar a totalidade do dinheiro, que auferirão com a adoção da lei, doando-o a obras de saneamento ambiental pelo país. Seria uma grande medida a favor da sustentabilidade, muito falada e badalada, mas pouco praticada.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 21/12/2011
Código do texto: T3400820
Classificação de conteúdo: seguro