SE NÃO MATA ALEIJA

Câncer é uma palavra forte. Temerosa, ameaçadora. Por isto, evitada por certas pessoas, principalmente as mais antigas.... minha mãe dizia: morreu daquela doença... Eu não tenho preconceito contra a palavra. Falo-a com a maior naturalidade, porém confesso: preferia não tê-la! Câncer não é brincadeira... a medicina está avançada? Existem novos tratamentos? Aumentou a sobrevida? Muitas razões para termos esperança de cura sempre que se é acometido por esta doença devastadora, cruel. Desde 2006 trato de um carcinoma epidermoide no nariz. Já ouvi os piores disparates, já enfrentei o olhar de curiosos, a FALTA de informação da maioria das pessoas. Câncer de pele? Graças a Deus, não é nada... é só tirar...tá tudo resolvido! Gente, por favor, atenção!: câncer de pele é sério! Mata. E, se não mata, aleija, mutila! Eu já vi - e muitos de vocês devem ter visto - pessoas sem nariz, sem orelhas, com parte do rosto deformada. Este é o câncer de que trato aqui. Uma espécie de câncer de apetite voraz, invasivo, mal-educado, faminto...vai comendo tudo que encontra pela frente! Portanto, não subestime o poder de destruição deste carcinoma. Claro, quem cuida, sempre evitará o pior. Mas, sempre brinco com meu médico, Dr. Alexandre Marangão, cirurgião plástico: não foi desta vez que perdi meu nariz- rsrsrsr- sabemos que ele é implacável, persistente, adora nos visitar, e acaba nos tirando o sossego... -- a esperança, jamais!

Complementando: existem três tipos de câncer de pele: O basocelular, o espinocelular(epidermoide) e o melanoma! O basocelular é o mais freqüente (70%) e tem baixa malignidade. Está relacionado à radiação UVB, que predomina entre 10 e 14h. As pessoas de pele clara são as mais sujeitas a este tipo de câncer. Aparece na forma de nódulo ou ferida que não cicatriza e seu crescimento é lento. É curável, é só tirar e conferir-- sempre que perceber alguma lesão diferente de pele. O epidermóide(espinocelular) já é um tipo de cÂncer de pele mais complicado e menos freqüente (aproximadamente 20 % ) é recidivo(volta) , invasivo e, embora muito raramente, pode dar metástase, ! O melanoma é o mais complicado e perigoso dos carcinomas de pele. A grande maioria surge a partir de sinais escuros (nevos), mas, pode ocorrer também numa pele sem lesões Se não tratado, é fatal. SE NÃO TRATADO, PODE MATAR em pouco tempo. Atinge outros órgãos com facilidade.(metástase) Em compensação, é o menos comum: (4%).

• Portanto, cuidem-se!

• Façam auto-exame. Procurem um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo. Evitem o sol das 10:00 às 16:00. Usem protetor solar. Chapéus de abas largas, óculos escuros!O câncer de pele pode matar!

Tudo isto para justificar minha ausência aqui. No último procedimento cirúrgico, tive que fazer um pequeno enxerto. De início isto me chateou. Já estou bem. Graças a Deus e às orações recebidas de amigos e familiares. A biópsia deu negativa, apenas a primeira constatou o epidermoide, que foi removido na cirurgia anterior.

Beijos a todos meus queridos amigos, leitores e irmãos! Um Feliz Natal, pleno de esperança, presença de Deus e muita fé!

Benvinda Palma

Bemtevi
Enviado por Bemtevi em 22/12/2011
Código do texto: T3401192
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.