DEUS, JUNG E O YORKSHIRE

“Os olhos de Deus estão em todos os lugares”... Se esta máxima cristã não ajudou a encher a igreja de adeptos ajudou muito para que eles não se afastassem dela, afinal estes olhos não serviriam só para vigiar mas, seriam a principal testemunha de acusação e ao mesmo tempo o juiz diante do juízo final.

Vivemos na atualidade como previu George Onwell em seu livro 1984 também conhecido como “O Grande Irmão” cercado de câmeras que filmam as mais cotidianas das ações como a compra de pães em uma padaria do bairro, uma insuspeita visita ao supermercado ou casais mais calientes e desavisados em garagens e elevadores .

O que é o particular e a invasão de privacidade? Deixo a opinião publica e juristas de plantão as observações técnicas e populares a este respeito... Assisti pela internet como muitos à morte aterradora de um cãozinho da raça Yorkshire protagonizada por uma insuspeita e bela enfermeira que foi filmada por seu vizinho, Mãe zelosa de uma linda menininha de cerca de três anos que a tudo assistiu entre lagrimas e soluços, talvez até imaginando em sua tenra inocência se ela não seria a próxima a ser espancada da fila, logo após o indefeso animal.

Chorei comovido quando a câmera focou o pequeno animal que tremia e com os olhos marejados parecia tentar entender o que também não consegui... Por que tanta crueldade? O vídeo me lembrou outro que também levou-me às lagrimas, onde um cidadão provavelmente chinês arrancava a camada de epiderme e pelos de cães e gatos ainda vivos que se debatiam em desespero. sendo esta uma questão cultural daquele país que diante da densidade demográfica alimenta-se de cães e gatos, que só podem ser considerados os melhores amigos do homem no ocidente ou poderiam! Mas estamos no Ocidente que não pode ser considerado melhor que o oriente em nada...

Nada justifica a crueldade da enfermeira em questão que inclusive não se alimenta de yorkshires ou qualquer tipo de cão.

Apesar da preocupação com os olhos de Deus que parecem ter sido terceirizados em tantas câmeras espalhadas mundo afora o que se percebe é que o ser humano vive como se Deus não existisse e nos quintais e reservados de cada casa ou cada coração, no silencio e na solidão aberrações parecem ser permitidas... Sendo este o credo inclusive de políticos que só tem fé no Deus impunidade..

Jung psicólogo e discípulo de Freud nos trouxe toda uma reflexão sobre a psique humana relatando a necessidade do encontro pessoal com a nossa sombra que encontra-se nos fundos ou no quintal de nossa consciência ou self como queiram. Este encontro inevitável deve ser a busca fremente de cada ser humano até para que não haja surpresas de percurso e quando menos esperemos estejamos matando yorkshires. Sim, todos temos nossas sombras e nela pode encontrar-se um assassino ou sentimentos da mais baixa torpeza. Por isto à necessidade de se estar atento e pronto a esta viagem ao nosso interior, muito reveladora por sinal.

A grande verdade é que os olhos de Deus se manifestam no olhar de cada um...

‘Namastê” esta saudação indiana que em uma livre tradução nos diz “O Deus que esta em mim saúda o Deus que está em você” nos dá à pista... Deus está e se manifesta através de cada um. Assim através do meu olhar e de tudo que vejo permito ao meu Deus interior que a tudo veja... Inclusive as minhas e às nossas atitudes. Não creio em castigos eternos ou divinos mas na lei do retorno a qual colhe-se o que se planta. Em relação a esta enfermeira eu a perdôo, não por que tenha pecado, mas por também ter minhas sombras e não as conhecê-las na sua totalidade. Também sei que a medida que as sombras dela como as de todos se fizerem conhecidas a cada um vira o arrependimento e a transformação e cada um buscara colher o que plantou apenas por saber que é o que merece.

A compreensão de nós mesmos é o objetivo e a finalidade de nossa existência, corremos atrás de tantas coisas supérfluas apenas para preencher o vazio de não nos conhecermos. Buscamos Deus em santuários de pedras quando ele deve estar e só pode ser encontrado em nosso interior. Ele se apresenta em forma de felicidade plena e absoluta clareando nossas sombras traz a luz do auto-entendimento. Assim saberemos que encontramos a consciência quando esta lamber nossa face... Como um manso e carinhoso Yorkshire balançando o pequeno rabinho em amor e ternura!

Andriz Petson

Convido ao leitor para uma maior reflexão... Leia em meu blog o conto "O DIA EM QUE DEUS MORREU" , é só utilizar o link abaixo e procurar em postagens anteriores.

http://andrizpetson.blogspot.com/

BEIJOS POÉTICOS !!!

--

Andriz Petson
Enviado por Andriz Petson em 25/12/2011
Reeditado em 19/04/2012
Código do texto: T3405873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.