À QUEM PRETENDE JOGAR FUTEBOL

Como o futebol profissional encontra-se atualmente hiper-super-valorizado, com jogadores ganhando verdadeiras fortunas, muitos jovens brasileiros, encontrando dificuldade para conseguir emprego, fazem opção para o futebol, sonhando em faturar alto e resolver definitivamente todos os problemas de ordem financeira. Só que a coisa não é bem assim, muitos tentam e não conseguem, advindo com isso frustração total em suas perspectivas futuras. Raros são os casos em que os jovens logram êxito.

Objetivando passar alguma coisa de positivo para o candidato a jogador profissional de futebol, esclarece-se que não basta querer, pois para se chegar a ser um bom profissional nesse esporte, não depende apenas da vontade, depende mais de aptidão, técnica apurada, disciplina quase militar, preparo físico excelente, além é claro, de talento e responsabilidade em todos seus aspectos. O postulante a essa modalidade tem que ter em mente que o futebol se assemelha a uma orquestra sinfônica, onde tudo é realizado coletivamente, onde todos os componentes da mesma, tocam seus instrumentos individualmente em perfeita harmonia. Se um músico falhar, a orquestra toda falhará, e o que era programado para ser um grande espetáculo, se tornará em fracasso indesejável. Quando se fala que o futebol é um esporte eminentemente coletivo, tenta-se inserir na alma de cada atleta que para praticá-lo, alguns preceitos têm que ser observados para o sucesso numa partida, como por exemplo, quando algum jogador recebe a bola, forçosamente um outro colega terá que se aproximar, apresentando-se em condições perfeitas de recebê-la, colaborando assim para a implementação da jogada, que pela eficiência utilizada no toque de bola, poderá se chegar ao gol, ponto máximo do esforço coletivo de todos.

Deve-se ainda ressaltar que a excelência do toque de bola tem tudo a ver com o hábito de se jogar com a cabeça levantada, atento à todas sutilezas que poderão ocorrer numa simples jogada. Primordial ainda, é que quando algum jogador se apresentar no espaço vazio para receber a bola em boas condições, esse jogador, sempre que possível, deverá ser lançado a fim de que isso se torne uma praxe continuada, fazendo com que todos acreditem e se apresentem voluntariamente nesse tipo de jogada. Cada vez que determinado atleta se desloca para receber a bola e não é lançado, o mesmo se acomoda e não procurará mais essa estratégia de jogo, pois cada vez que surgiu e não foi lançado, ocorreu um desgaste físico desnecessário causado pela negligência do colega que não lhe passou a bola. Quando se pratica o futebol coletivo, onde todos os componentes participam das jogadas, poderá então surgir de repente uma situação em que seja possível fazer-se uma triangulação perfeita da defesa ao ataque, que certamente surpreenderá desnorteando a equipe adversária, que aos poucos vai se minando e se deixando abater normalmente.

Com relação as ordens e orientações emanadas do treinador(técnico), os atletas de uma determinada equipe têm que estar receptivos, para assimilá-las, colocando-as em prática dentro do gramado, ensejando, dessa forma, que se adote na prática o esquema previamente traçado, motivo pelo qual, alguns técnicos ao escalarem suas equipes, dão preferência aos atletas que mais assimilam suas instruções, praticando-as no decorrer de uma disputa futebolística. Outra orientação que se passa, é a de que ao disputar-se a bola, o atleta deve estar consciente que todos os recursos técnicos ao seu alcance, devem ser utilizados em termos da boa malandragem, menos a deslealdade, que é um recurso abominável utilizado por atletas de mau caráter e que se constitui num claro desrespeito ao público pagante, que vai aos estádios para prestigiar tão somente o futebol arte.

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 08/01/2007
Código do texto: T340760
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.