UM OÁSIS NA ESTRADA DO COCO



Um oásis na Estrada do Coco


Um oásis em plena Estrada do Coco, foi assim que vi o Canto da Lagoa. Lugar agradável, um misto de apart- hotel com hotel, a informalidade de uma excelente pousada, foi isso que mais me impressionou
A frente de tudo isso um jovem catarinense que morou muito tempo em Boston, casado uma mulher muito linda, a Fernanda ,(sempre ao seu lado), um filho o Marcelinho e para completar a família um cachorrinho. Sem falar que na sua retaguarda existe uma pessoa de uma inteligência e uma força incrível que deu origem a esse oásis que é o S. Francisco e sua esposa , mais conhecido como Xicó.
Ganhei de presente do Xicó os seus livros num cd que no momento em que pisei em casa li todo de uma só vez. Ele chama de contos, mas considero crônicas maravilhosas que acompanharam toda a sua vida. Personagens excêntricos, engraçados, sublimes, que a cada linha me impressionavam e prendiam a minha atenção.
Voltei ao passado, revi lugares daqui de Salvador que já estava caindo no meu esquecimento e que voltaram com toda plenitude. Suas crônicas são contadas de uma maneira agradável, uma linguagem simples e principalmente realista uma mistura interessante da gramática normativa com a linguagem coloquial e muito realista do nosso dia a dia, existe uma contemporaneidade nas suas crônicas que parecem terem sido escritas hoje.
Os outros livros técnicos de uma riqueza impressionante quando se trata dos cães e dos pássaros.
Obrigada Xicó pelos presentes, sem falar da geleia de groselha com pimenta um verdadeiro manjar dos deuses.
Falando do espaço físico, local isolado, agradável, parece uma extensão da nossa casa pois tudo torna-se muito familiar sem a informalidade dos grandes hotéis.

Como adoro a natureza e os animais de uma maneira geral, fiquei apaixonada pela grande quantidade de pássaros que vem durante todo  dia para comer as frutas que são colocadas num espaço ao lado da piscina, do meu quarto tinha uma visão privilegiada da lagoa que quando o sol se punha a lagoa parecia um espelho refletindo o sol e as cores, uma visão inigualável.
Mal entardecia a lua me dava as boas vindas sem pedir licença, adentrava o meu quarto e chamava-me  para vê-la exibir-se linda e soberana no céu.
Tudo isso num pequeno Oásis chamado "CANTO DA LAGOA",
 Um tratamento diferenciado onde ninguém perde a identidade pois não somos somente hóspedes na verdade nos sentimos como velhos amigos da família.
Só temos a agradecer os dias maravilhosos que passamos com vocês e tenham certeza que na primeira oportunidade retornaremos.


Sandra Mamede