RETROSPECTIVA PROGRESSIVA

Ao final de cada ano, gosto de escrever sobre o que se foi e o que está por vir, o que não se cumpriu e as promessas que se apresentam com a vinda do novo ano.
2011 foi um período de muitos acontecimentos, não só aqui no Brasil, mas em todos os cantos do mundo: enchentes, estiagens, terremotos, tsunamis, grandes incêndios, desajustes financeiros de países e até continentes; revoltas populares, mortes de ditadores...
Em nossas vidas é certo que ocorreram mudanças significativas, tenho certeza que pelo menos na idade, ficou-se um ano menos jovem.
Todo começo de ano, torcemos por coisas novas e não tão novas; pelo amor, pela paz, por muita saúde, um bom emprego, êxito no trabalho e Muita alegria entre os amigos.
Alguns conseguem tudo ou parte deste tudo, porque trabalharam muito para isso. Outros nada conseguem e por assim ser reclamam o tempo todo, principalmente ao final de cada período.
A vida se renova a cada dia, só é preciso fazer isso acontecer, esperar não é o bastante para quem quer.
Eu sonho com um mundo bem melhor, um Brasil maravilhoso, onde não haja fome; analfabetismo, idosos sofrendo pelos corredores de hospitais desestruturados, crianças sendo transformadas em adultos antes do tempo, profissionais despreparados e mal remunerados. Sonho com um Brasil sem corrupção; mas como se os políticos persistirem nas maracutaias, se o judiciário insistir em não ser justo, se o cidadão não honrar sua cidadania. Deus meu, como fazer?
Este é o meu grito de indignação. Onde estão os que têm muito, para doar um pouco aos muitos que necessitam?
Onde estão os políticos? Os ditos homens do povo, que prometem muito em suas campanhas e nada fazem quando estão no poder, a não ser desviar verbas para cada vez mais engordar suas contas em paraísos fiscais, triplicando seus patrimônios em detrimento daqueles que o elegeram.
Mais um ano se avizinha; mais demagogia em ano de eleição, mais analfabetos da vida, mais pessoas pobres de necessidades e de alma, mais um grito de basta nesse país tão rico. Brasil, meu Brasil, nosso Brasil.
Que todos tenham um Feliz Ano Novo.
 
       Rio, 30/12/2011
     Feitosa dos Santos