Foto de Feitosa  dos Santos

NÃO APAGUE AS LUZES DO SABER

 
Viver a vida com suavidade é uma sabedoria, que se adquire com o tempo. Se eu tivesse concebido esta oportunidade na minha juventude é certo que ganharia mais alguns anos de vida, com saúde e aprendizado.
Infelizmente não me ocorreu antes o desejo, à vontade, todavia, quando pude e senti necessidade, comecei a viver com mais leveza.
O que mais desgasta o individuo humano é ocupar demais a mente, com coisas que não merecem maiores destaques como: mexericos da vida alheia, vaidades demasiadas, ocupar o tempo com futilidades; só para destacar algumas das frivolidades, que acostumamos vivenciar.
Quando eu falo em viver a vida com mais suavidade, não quero dizer levar tudo na valsa; mas deixar as coisas fluírem com mais leveza, não se chatear nem chatear os outros, não deduzir o que não é coerente conosco e nem com os outros; por assim ser, pensar adequadamente antes de agir, falar e julgar.
Quando agir, aja com cautela e quando falar, fale com todo o cuidado para não magoar-se; é o que fazemos quando magoamos os outros; e quando precisar julgar, julgue com equidade.
Ser feliz é o que mais importa, não à custa dos outros, mas pela sua dedicação a si mesmo e ao outro, pela não interferência sua.
É complicado? É sim, porque somos complicados, mas quando tentamos ser melhor, melhor ficará a vida do outro e vice versa.
Precisamos tirar prazer da vida como: ser feliz, ter e dar aconchego, amar o outro sem distinção, ajudar a quem necessite de ajuda, disponibilizar um sorriso sempre, gargalhar quando se tem vontade, viver, viver e viver.
Tentar é o verbo com o qual convivo sempre. Um “tentar” com inicio meio e fim. O viver é um começar a cada dia. O que não deu para fazer no ontem é provável que o faça no hoje; o que não for realizável no hoje poderá ser no amanhã, basta que eu chegue lá.
Este é o espirito que preciso ter a cada começo, a cada inicio do ano calendário, a cada passo dado ao longo do meu caminhar.
É provável que eu esteja com vocês em 31/12/2012.
Até lá, até breve.
Tenhamos todos, um feliz ano de 2012.
 
                           Rio, 31/12/2011
                         Feitosa dos Santos