2012

Maria Helena Sleutjes

Se você me perguntar para que serve um 2012 assim, novinho, eu lhe digo que pode servir para começar tudo de novo ou para começar o novo, enterrando definitivamente o que passou e inaugurando outras formas de estar no mundo.

O fato é que 2012 não é um ano qualquer. 2012 é lendário, recheado de mistérios e predições. 2012 é a soma de todas as incertezas deste mundo num pacote de boas vindas ao terceiro milênio, de fato.

Se você quiser, eu enumero o panorama do Ano Novo. Quer? Veja lá: a economia do mundo está ruindo; a questão da fome, especialmente da fome das crianças, ainda não foi resolvida; a riqueza de poucos está cada vez mais desproporcional e dá mostras claras da nossa pouca evolução na questão justiça e educação. As fraudes e as falcatruas engendradas pela ganância dos políticos continuam, e continuam sem comentários. As manobras do governo para extorquir dinheiro do cidadão através de impostos e loterias viraram práticas comuns e ninguém reclama.

Se você quiser, eu posso continuar. Quer mesmo? Quantas catástrofes provocadas pelas chuvas chatas e persistentes, pelos ventos revoltos, pelo mar endemoniado. Tanta gente desabrigada, querendo nascer de novo ou morrer de verdade. A falta de cuidado com a vida dando demonstração de força. A União Européia esfacelando; os Estados Unidos falidos (quem diria?), as guerras que pipocam e continuam e alguns torcendo muito por uma guerra maior (como sustentar grandes potências com estas guerrinhas?); o trânsito brasileiro matando, aleijando; os velhos ditadores morrendo (será?); o direito do trabalhador diluído; o estado de escravidão sendo re-implantado no mundo do trabalho. O trabalho insuportável. O lazer para poucos, e o dinheiro acabando cada vez mais depressa.

Você sabe, a lista é quase interminável, mas só para fechar, quero dizer da Internet ligando, interligando, desconectando-nos da realidade ou criando uma outra realidade com a qual não sabemos lidar direito e acirrando o Efeito Schumann.

De fato, estamos correndo, correndo, mesmo dormindo a esteira não pára, o mundo gira, novas crianças estão sendo gestadas. Gostaríamos de lhes dar boas vindas, mas…

Aqui estamos, em 2012, chegamos afinal… Para começarmos tudo de novo ou para inaugurarmos outras formas de estar no mundo.