CONTAGEM REPROGRESSIVA

 

É sempre a mesma expectativa – ou não – quando chega o último dia do ano. Então começa aquela contagem reprogressiva. Alguns dirão “não seria progressiva?”. Parando para analisar a cada ano aumentam nossos conhecimentos, amadurecemos com isso. Porém, o ano se vai. Um ano a mais em nossa idade. Ficamos mais velhos. O ano passa; e com ele, nossa juventude. Nada muda; tudo se transforma. Ficamos mais tolerantes – ou ranzinzas; esperançosos – ou pessimistas; com alguns sonhos realizados – ou ao meio do caminho... E a cada ano, novos sonhos e projetos vão se juntando aos velhos. O que não pode acontecer é o estacionamento na vida. Analisamos as perdas – e os ganhos. Alguns tiveram mais lutas, mais dificuldades; outros nem tanto; porém isso não é desculpa para desistirmos. Teve momentos em que pensei em parar – desistir de tudo – mas não era esse o caminho – e sim a fuga. Não resolveria meus problemas – eles continuariam aqui. Teve pessoas que pensaram em desistir. Conversei muito com elas. Talvez, seja isso que vale a pena no balanço geral de nossa vida. Ter ajudado alguém, ter sido ajudado. Uma palavra amiga, um conselho, um abraço, um poema, um sorriso, um aperto de mão, um café, um encontro, um passeio...

 



31/12/11

Gonçalves Reis
Enviado por Gonçalves Reis em 02/01/2012
Código do texto: T3418570
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.