Amores Impossíveis ...


 
Não acredito nas teses dos amores impossíveis. Nada do que se refere às paixões ou conquistas, obedece um caráter definitivo ou natural, visto que são rótulos transitórios, tais quais mestres e discípulos que se alternam o tempo todo em seus ensinamentos e aprendizados, por menos complicados ou mais diminutos que sejam.
Se nos referirmos às obras de tantos poetas, nos deparamos com a belíssima e triste estória de Romeu e Julieta ... esse realmente um amor impossível porque, antes de acreditarem na possibilidade de conquista daquele amor, de alguma forma, eles acharam melhor dar cabo da vida, numa ode à decepção e ao fracasso do amor. Shakespeare poderia ter sido mais benevolente com seus futuros leitores.
Roberto Carlos, numa belíssima composição de Isolda, dá ênfase a uma frase magnífica : - " ... você foi, dos amores que tive, o mais complicado e o mais simples pra mim. ". Foi muito complicado, até porque, segundo a autora, a referência na obra era a um amor fraterno, dedicado ao irmão parceiro, que acabara de perder em um desastre de automóvel, mas absolutamente possível, desenhada que foi por uma canção e eternizada por corações inquietos. Talvez ela nunca tenha conseguido falar pra ele desse amor, como o fez no desenrolar da música ... foi possível dessa forma. O amor busca e encontra as frestas das possibilidades como a água que procura caminho por onde passa.
Nessas coisas de amor não existe côncavo nem convexo ... é tudo torto mesmo ... você nunca sabe como ele vem.
Nada pode explicar as inexplicáveis cavernas que existem nos corações e nas paixões que se mostram impossíveis.
O homem, por exemplo, sempre olhou para a Lua como uma conquista impossível. Hoje já nem dá mais bola pra ela, de tanto que já fez amor e dormiu embrulhado em seus lençois brilhantes e longos braços cintilantes, ao vivo e a cores.
Agora ele procura outras coisas consideradas impossíveis ... marte por, exemplo, é a bola da vez. Isso tudo porque é uma conquista, definitivamente, impossível.
Imagino Colombo, sentado nas areias de uma das mais remotas praias da Peninsula Ibérica, com o olhar perdido no vazio do horizonte, remoendo recentes palavras que teria ouvido, ao tentar buscar ajuda para seus projetos de conquistas. Diziam que ele era louco e seus sonhos e desafios eram impossíveis. Se estivesse por lá, bem perto de onde pudesse entender seus murmúrios, certamente teria ouvido de forma clara e precisa ele dizer: “... - Está lá, Eu sei que é possível”
O ser humano torna tudo possível principalmente quando, num simples piscar de olhos de um para o outro, surge um novo desafio impossível ... o do amor.
O desafio está no DNA do ser humano ... se não for impossível, ele nem vai atrás.
 
Germano Ribeiro
Enviado por Germano Ribeiro em 02/01/2012
Reeditado em 02/01/2012
Código do texto: T3418942