INDIGNE-SE BRASIL III: Programa Mulheres Ricas, da TV Bandeirantes – uma piada de mau gosto com o povo brasileiro

Por Herick Limoni*

Caros leitores,

A saga de sofrimento do povo brasileiro continua, infelizmente. Minhas esperanças de um 2012 com boas novas começa a se esvair, logo na primeira semana do ano. Digo isso porque, no dia 02 de janeiro de 2012, fomos “premiados” com a estréia do programa Mulheres Ricas, da rede Bandeirantes de televisão, cobrindo as férias do bom CQC.

Como se não bastasse todas as mazelas às quais grande parcela do povo brasileiro é diariamente obrigada a enfrentar, agora vemos uma das poucas diversões de nossos pobres cidadãos, a televisão, ser novamente contaminada por um programa fútil e sem utilidade, onde cinco mulheres, perfeitos exemplares da elite brasileira, são acompanhadas em sua aventuras de compras vultosas, como se isso fosse a regra, e não a exceção. Um incauto estrangeiro que assistisse ao programa poderia imaginar que esse é o cotidiano do povo brasileiro. Ledo engano.

Minha primeira reação foi de revolta, principalmente após ouvir uma das participantes que, segundo ela, reside em um apartamento de 850 m², no bairro dos Jardins, na capital do Estado de São Paulo, avaliado entre 15 e 20 milhões de reais, dizer que não se preocupa em perguntar o preço das coisas que adquire e que comprar um jatinho é como se estivesse comprando uma blusa.

Essa mesma participante se gabou de comprar e utilizar vestidos que custam a “bagatela” de R$ 15.000,00. Para se ter uma idéia do quanto isso é revoltante, dados recentes do Ministério do Desenvolvimento Social revelam que 16,267 milhões de brasileiros (sobre)vivem na condição de miseráveis, ou seja, têm renda familiar de até R$ 70,00 mensais por pessoa. Destes, 10,5 milhões vivem em situação de extrema pobreza, com uma renda familiar de até R$ 39,00 mensais por pessoa. Estes últimos, caso queiram comprar um daqueles vestidos citados acima, deverão economizar sua renda - que muito provavelmente provêm do programa assistencial iniciado pelo governo Lula, e que é, sem dúvidas, o grande responsável pela perpetuação do PT no poder - sem nada gastar, por mais de 30 anos.

Ao alcançar o 3º lugar no Ibope de estréia, não tenho dúvidas de que o programa será um sucesso, e de que a grande maioria dos telespectadores será composta pelos milhares de miseráveis que o assistirão, em seus barracos nas favelas, construídos às margens de córregos ou debaixo de pontes e viadutos, na vã ilusão de que um dia poderão desfrutar das benesses que somente muito dinheiro proporciona.

Não sou a favor da censura, pois acredito que a liberdade de expressão, com ética e responsabilidade é benéfica para um país de regime democrático como o nosso, mas cheguei a desejar, e intimamente ainda desejo, que os órgãos reguladores proíbam a veiculação deste programa que é, a meu ver, uma afronta ao povo brasileiro. É como se os povos africanos fossem “presenteados” com um programa em que o pano de fundo fosse o desperdício de comida. É ou não é uma piada de muito mau gosto?

*Bacharel e Mestre em Administração de Empresas