Os  figos.

Moro num bairro residencial, tranqüilo.
Todo dia saio para passear com minhas duas “amadas” cachorrinhas, quase sempre faço o mesmo trajeto.
Outro dia notei na grama em frente a uma casa, dois  pés de figo plantados na calçada, achei interessante plantar frutas na beira da rua,mas tudo bem...
Como me chamou atenção comecei a observar os frutos aparecerem, verdes e bem pequenos.
Pensei ,  esses coitados nem vão chegar a ficar maduros, quem passar na rua acaba com eles logo, logo, não  vai deixar nem um para contar a história.
Passei a acompanhar os figos... Sei  bem que isso é coisa de gente “descompensada”,mas como sou mesmo e assumo, nem me importo,fazer o que né?
Eles foram crescendo, ficando gordinhos, amadurecendo e mudando de cor, roxinhos mas ainda com os cabinhos verdes.
Pensei:Ninguém apanhou ainda por que não amadureceram completamente,mas quando estiverem maduros,não escapam!
E foi assim durante vários dias eu observando e torcendo por eles, e a fruta ficando cada vez maior e mais bonita.
Ontem fui ver “meus” figos, finalmente muitos estavam prontos, lindos e apetitosos, poucos ainda estavam amadurecendo, mas estavam todos intactos...
Hoje encontrei a dona da árvore.
Uma senhora de meia idade(existe isso?)  magra e alta, me olhou com um largo sorriso,vestia  uma saia comprida e uma blusa leve, calçava chinelos estampados com florzinhas, estava no portão varrendo algumas folhas secas .

Não aguentei a curiosidade, depois de cumprimentá-la,  perguntei:
-Tenho observado diariamente seu pé de figo, interessante, a senhora não tem medo que apanhem figos antes mesmo de amadurecerem, até mesmo por pura maldade?
-Não querida, eu ainda acredito que ainda existe muita gente boa  e inteligente neste mundo.Se apanhar por maldade estará se frustrando, por que a fruta não serve para nada,vai ter que jogá-la fora.O desejo de destruição faz parte de sua índole e acabará destruindo a ele mesmo.Se apanhar maduro é por que gosta da fruta ou tem fome,então o figo cumpriu sua finalidade.Até hoje ninguém apanhou nem um. Outro dia uma senhora tocou a campainha e me perguntou se podia apanhar um deles. Fiquei encantada com o gesto dela, claro que disse sim, acredita que ela apanhou apenas um?
-Nossa! Fico surpresa, confesso que pensava em encontrar a árvore sem nem uma fruta assim que eles estivessem maduros.  Sei que moramos numa cidade cheia de canteiros de flores até nas ruas movimentadas e ninguém  colhe nem uma,mas flor não se come, e fruta sim.
-Não se trata de fome ou não.Se você anda numa rua imunda não se incomoda de sujá-la mais ainda, pois já está suja mesmo!Se você planta como eu, um pé de fruta na calçada ensina as pessoas a esperarem que a natureza faça seu trabalho e as tornem maduras, como ninguém apanha nenhuma, quem tiver má intenção, busca ainda  dentro de si um restinho de vergonha  e bom senso e deixa os figos na árvore.Claro que os vândalos sempre existirão,mas não  considero que façam parte  de gente sensata,não passam de uns pobre diabos.Vim aqui fora colher um para comer, você quer?
- Sem dúvida, quero sim, deve estar delicioso, agradeço muito.
Ela escolheu uma fruta bem madura e me ofereceu, como se fosse uma jóia preciosa. Para mim era preciosa mesmo aquela gentileza, o figo passou a ter um valor incalculável!
-A propósito me chamo Helena e a senhora?
Ela deu um sorriso lindo e retrucou.
-Também me chamo Helena, muito prazer em conhecê-la Helena!
O nome em comum imediatamente criou uma ponte invisível de amizade entre nós.
Ficamos ainda conversando por algum tempo, até que minhas cachorrinhas se cansaram e começaram a me puxar para irmos embora, elas se cansaram de ouvir nossa conversa.
Com um abraço nos despedimos como se fossemos velhas amigas.
Fui embora pensando no que ela me disse.
É verdade, se você se cerca de gente má,de caráter duvidoso, a maldade, a falta de princípios,de moral acabam fazendo parte de sua vida, se torna natural faz parte de seu dia a dia, da sua vida,o mesmo acontece com quem vive em meio a sujeira e mau cheiro, nem sente mais ...
Daí é claro, já “viajei” em mais uma lição que recebi de graça, tudo por causa de um figo!Nunca pensei que ele tivesse tanto poder  para balançar uma “cabeça torta” como a minha!
Desamor,  falta de humanidade, orgulho, ambição desmedida, maldade, pensamentos negativos não podem fazer parte dos nossos pensamentos ou acabaremos achando esses sentimentos daninhos, muito natural...
 
M.H.P.M.