Resposta à Dona Edna

Dona Edna, quem foi que disse que estou tecendo comparações antropomórficas entre o casamento e o ato de comprar uma bicicleta? De onde tirou tanta imaginação? A propósito, já sou casado, tenho bicicleta e acho tudo isso um saco, como diria mestre Raul.

Por outro lado, a impressão que tive foi que você ou leu apenas o título do capítulo da vida ou não soube interpretar o texto do dia-a-dia, pois se estou de ressaca não significa que tenho que tomar banho gelado. Ademais, minha ressaca é uma antiga e sincera amiga. A dor é necessária. E veja bem, antecipando e quebrando eventual comentário idiota advindo de sua parte, quando digo que a dor é necessária não estou afirmando que sou masoquista ou o que quer que você entenda.

Com relação à fome que disse sentir em tempos idos, talvez não me expressei de forma clara, mas se tratava de uma fome de consertar o mundo, não a fome de um maldito “sanduba”. Tenha paciência!

Agora, o pior de tudo, o mais frustrante quando se comunica, ou pelo menos tenta se comunicar com um ser dito pensante, é o fato do argumento do “faz de conta”. Minha desconhecida interlocutora provavelmente não teve acesso à informação de que há muitos anos saí do mundo de faz de conta, e que nem assisto mais os ursinhos carinhosos e muito menos brinco de carrinho em cima da mesa de jantar. O buraco é mais embaixo e não tem fim. A historinha infantil teve um decrépito final infeliz. A vida não passa de uma contínua desintegração de átomos e células nervosas, a vida de um modo genérico.

Diante isso, mais uma vez antecipando meus argumentos defensivos, não, por favor, mil vezes não! Não me venham com sermões da montanha e nem trechos decorados de livros de Augusto Cury ou Paulo Coelho. Quero que todos os predispostos à tese da auto-ajuda e felizes desejosos do paraíso celestial tenham um castigo final: ler de uma só vez Crime e Castigo de Dostoiévski. Pena branda, agravando-se com a reincidência.

Mas, Edna, como ia falando, esquece!

SAvok OnAitsirk, 05.01.12.

Cristiano Covas
Enviado por Cristiano Covas em 05/01/2012
Reeditado em 05/01/2012
Código do texto: T3423769
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.