Um ano de...

Paixão não é qualquer coisa que acontece passivamente, do nada como possa a alguém parecer.

A paixão nos envolve,emociona,motiva,abrindo-nos para o mundo.É um sentir a si mesmo que é ao mesmo tempo perceber os outros.

Se pretendemos que alguém aprenda alguma coisa,não podemos somente falar à sua mente,tentando atingir o seu pensamento,mas devemos interessá-lo,mexer com suas emoções,provocando uma reação.Como mãe e educadora acredito que essa tarefa vem frequentemente sendo negligenciada.O resultado é o que vemos aí,isto é,estudantes que alguma coisa até conseguem aprender,mas sem paixão,quase por obrigação,dever.Então, o maior objetivo para quem ensina,principalmente para os pais,que não podem relegar apenas à escola essa função,é aquele de motivar o saber,transmitir tal paixão.Mas,como passar para alguém aquilo mesmo que a própria pessoa não tem, com o tempo perdeu ou está perdendo?Certamente não podem somente os professores ser responsabilizados por tal falimento.Cada adulto responsável deve assumir o seu papel e procurar sair do ostracismo que conduz a prepotência de se julgar dono do saber. Falo muito mais como educadora-precisamos assumir certas 'culpas',porém temos muito mais dificuldades para saber como enfrentá-las. Os problemas nascem,ao contrário, mais pelo modo como as coisas vêm percebidas e transmitidas através do senso comum,de como se manifestam e são impostos cotidianamente.A nos enganar às vezes são as próprias palavras que usamos.Eu mesma usei o termo 'paixão'.E,a paixão, vem literalmente entendida como algo passivo,parecendo que está relacionada com um sofrer.Nada mais enganoso porque quando nos apaixonamos somos de fato envolvidos numa dinâmica específica.A paixão é movivmento,movimento ativo da pessoa.

A paixão é e-moção.É um acontecimento que, se verdadeiro e potente,põe em ação todo o nosso ser:o mover e o comover.Como ocorre naquela privilegiada experiência,naquela ponta de diamante raro da vida de cada um de nós,que é a experiência do amor.

Além do mais,quando vivemos de forma apaixonada,não apenas nos vemos envolvidos nisso,mas sentimos e sabemos o que nos está sucedendo.As paixões,literalmente,são sentimentos!Nas paixões sentimos e nos sentimos nesse sentir.Sentimo-nos intencionalmente:do mesmo jeito da mão que nos toca.Nessa experiência,em nada nos fechamos em nós mesmos.

Entretanto,viver somente do nosso sentimento e da consciência daquilo que estamos provando,como um namorado nos seus sonhos de amor seria percorrer somente um pedaço da longa estrada que podemos fazer. É a estrada,o caminho que nos conduz a viver os sentimentos como sendo um autêntico veículo das nossas relações com os outros.De maneira madura:tanto madura quanto demonstremos no nosso dia a dia sermos pessoas sensíveis,reflexivas.Porque o caráter reflexivo dos sentimentos, exatamente porque constitui uma particular forma de inteligência,exatamente porque representa uma forma particular de conhecimento,é algo que se concretiza,se realiza prolongando-se no relacionar-se com os outros.

Enfim,as palavras têm a sua sabedoria.Ensinam a pensar porque nelas está depositada a experiência que tantos fizeram no passado precisamente do que as palavras exprimem.Isso vale também no caso das paixões.Todavia,as palavras também traem.Porque às vezes essa experiência passada não é mais válida,ou mesmo porque nos tempos modernos vivemos um contexto diverso,podendo acontecer tantos mal- entendidos.Não é válido,por exemplo,paragonar ação e paixão,inteligência e sensibilidade,teoria e ética,capacidade de refletir sobre si mesmo e intenção de expor-se ao outro.

Precisamos portanto,alargar nossa visão nessa complexa trama da vida moderna.Trantando-se de uma trama,deve ser desemaranhada.E essa é,dentre outras,responsabilidade de quem decide ensinar.É essa responsabilidade de quem decide despertar o conhecimento que é sempre um lançar-se apaixonadamente em busca do outro.

http://filhotesadorados.blogspot.com/2012/01/um-ano-de.html

Bergilde
Enviado por Bergilde em 07/01/2012
Código do texto: T3427356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.