Sou um monstro...

-Sou um morcego,muito prazer!!!

Muitas crianças gostam de fantasiar-se de monstros malvados, de bruxas,vampiros e não se demonstram em nenhum modo atraídos por aqueles heróis bonzinhos água com açúcar dos contos de fadas tradicionais.É isso que estou percebendo no Francesco(hoje 4 anos e 10 meses).

Desde os travestimentos carnavalescos em que ele 'quis porque quis' se vestir de drácula,até as fábulas lidas antes de dormir,por não falar nos desenhos animados( gormiti por ex.) sempre denotando esse gosto em nada parecido com os meus e quem disse que deveriam ser?

Tiranossauros,serpentes,morcegos,dragões, e outros monstros de aparência horrível por que será que exercitam tanto fascínio no mundo infantil?

Andei me documentando sobre o assunto e eis alguns esclarecimentos:

*Esses personagens geralmente representam a força, a potência,a grandeza e não pertencem ao gênero humano...dentre essas características num certo sentido demonstram na criança a sua percepção de si e do mundo dos adultos.Quando ele acaricia um bichinho de pelúcia(aparentemente bruto e monstruoso) também no seu imaginário mamãe e papai se tornam indefesos e pequenos.

Mas,tem mais: esse aspecto horroso deles dentro do contexto da fantasia infantil acaba se tornando engraçado porque são exatamente 'de faz de conta'. A criança sabe muito bem que nenhum desses monstros que ele tem no bolso(no caso de figurinhas) ou na cama(como os bichos de pelúcia) ou na fantasia que veste ou o desenho que vê na tv,exista de verdade,assim o temor por eles provocado é apenas parte de um jogo.

Assim, consentimos haver aqui em casa de vez em quando um vampirinho e fazemos de conta que nos assombramos com a sua presença e ele fica todo contente e gratificado nesse jogo de faz de conta.A irmã é que no começo se assustava com as máscaras e panos que eu colocava no rosto e algumas vezes chorava,mas quando passou a perceber e gostar do jogo do faz de conta ela mesma corre pra pegar seu lençol e se fingir de fantasminha.Esses momentos se transformam numa risada só por aqui, é ver para crer!

*Concluindo,apesar da aparência feia e malvada,a criança acaba se sentindo protegida por esses seres estranhos e fantásticos,que simbolicamente conseguem exorcizar seus medos reais,tornando-a mais segura e protegida diante dos desafios e problemas que com o tempo deverá enfrentar.

Lembrando que sempre pra criança o ato de brincar,de se fantasiar seja lá do que for deve ser um momento de jóia e diversão e não para dar uma satisfação pra mamãe ou papai.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 07/01/2012
Código do texto: T3427429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.