VIDA NO CENTRO

Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo é o coração. Este é o que bombeia o sangue para as veias e nos dá a cada palpitar o sentimento de vivacidade. Em uma cidade, o coração é o Centro Comercial. Tudo o que acontece de importante se dá nesse lugar tão movimentado diariamente. A importância do mesmo é reconhecida devido ao capital que nele gira o ano todo, principalmente no mês de dezembro (tempo de compras).

Muito poderíamos falar a respeito desse lugar, mas ele nada seria se não fosse a existência da população consumidora e da população vendedora, das pessoas que possuem o poder de comprar e o poder de vender, os que geralmente são chamados de clientes e vendedores. Não temos nem como defini-los, pois tal trabalho pode ser considerado impossível já que existem pessoas de diferentes tipos, pensamentos, origens etc. Tentarei descrevê-los com o pouco que pude perceber em alguns dias que passei vivendo a vida agitada do Centro de Fortaleza em um espaço de vendas chamado de Shopping Esqueleto (local onde vende roupa de todos os tipos, tamanhos, gêneros etc).

Quando vão para o Centro da cidade no período de dezembro alguns consumidores buscam algo que nem eles mesmos sabem o que é. Por isso, os vendedores se esforçam para dar aos possíveis compradores o prazer de ter o produto nas mãos. A escolha é do cliente, mas é claro que há influência dos vendedores. A compra é efetivada mais pelo poder de persuasão do que pelo próprio querer do cliente. “Essa roupa é falsificada!” disse o cliente, “Falsa não! Essa roupa é copiada!” rebateu o vendedor. A mercadoria vendida ora é valorizada, ora é desdenhada pelos consumidores. Os que vendem tentam atender as exigências dos interessados, mas nem sempre conseguem.

A vida no Centro não é fácil, pois muitos são os fatores que a fazem complicada: o calor, a lotação, o sono no período da tarde, o tédio, o cansaço, as barreiras, as guajarinas, os arrastões... Tudo isso e mais um pouco. Fazer com que Cliente, Vendedor e Mercadoria entrem em harmonia é um trabalho árduo, mas que pode sim ser efetivado. Temos como prova as várias vendas efetuadas no mês de dezembro.

É importante dizer que mesmo a vida no Centro não sendo fácil, existem pessoas que sem ela não sabem mais viver, pois já estão acostumadas, e para elas é um verdadeiro prazer vender, não só pelo capital que elas recebem, mas pelo fato de ajudar a outras pessoas a realçarem a beleza com uma simples peça de vestuário.

Jonas Viana
Enviado por Jonas Viana em 07/01/2012
Reeditado em 02/04/2012
Código do texto: T3427445
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.