Está aberta a Temporada de Caça a Consumidores

Todo final de ano nos sentimos um pouco mais ricos, com o recebimento do décimo terceiro, e outros benefícios nesta época de festas, acabamos construindo essa ilusão.

Nessa ilusão é que temos de tomar cuidado para que não caiamos nas armadilhas impostas por grandes publicitários, pode parecer que falo muito de economia, por relatar a respeito destes golpes e armadilhas que caímos ao realizar uma compra, isso é fruto do meu inconformismo de ver como a grande maioria da sociedade está afundada em dívidas e mais dividas.

Essas dividas se originam próximo a estas datas comemorativas de final de ano, graças a possuirmos essa ilusão e as ofertas a longo prazo que os principais centros comerciais propõem.

Uma amiga ano passado,comprou um carro, achou a proposta da loja muito viável as suas finanças , no início tudo foi fácil, a entrada ela tinha fruto do décimo terceiro salário, a primeira parcela começava apenas no ano seguinte, a qual com certa dificuldade ela pagou e foi indo, até que chegara uma hora em que tudo ficou insustentável, ela pegou um empréstimo no banco para terminar de pagar e no final tudo isso se transformou em uma grande bola de neve. Hoje o nome dela esta sujo, não podendo assim realizar mais nenhuma compra a prazo.

Pensar que tudo isso fora fruto de uma ilusão, e além disso, que o carro como tudo no mundo comercial desvalorizara, posso analisar este ímpeto de consumo, cometido neste momento insano, acabou por sujar o nome dela. Sendo que hoje um ano depois o carro está valendo menos que metade do preço que ela pagou.

Na época lembro-me até que a questionei a respeito da compra:

- Tem certeza que esta é uma boa compra?

- Ótima, acho até que você deveria realizá-la comigo – ela respondeu

- Não é uma ilusão, graças ao décimo terceiro?

- Bobagem, dá para pagar com um pé nas costas

Bastaram portanto alguns sorrisos do vendedor e pronto a porcaria já estava feita.

Não só no setor automobilístico isso ocorre, também é notável no setor de eletrodomésticos, alimentício entre outros que nos iludem para que compremos tudo, achando que estamos realizando um ótimo negócio.

Você leitor deve estar se perguntando, como isso pode ocorrer no setor alimentício? Um exemplo é quando está tudo mais barato, logo vem a mente uma festa, no critério festa, compartilho da visão dos avarentos, ir em festa é bom, bancá-la é que é o ruim.

Eu também já cai nesses golpes, final do ano, comprei uma televisão LCD, de tela LD, Quarenta e duas polegadas. No dia achei que era a maior maravilha, já que o diálogo do vendedor dizia:

- Larguem tudo o que estão fazendo, uma oferta só hoje, venham para o centro da loja que ocorrerá uma oferta nunca antes ocorrida na história dessa loja no mercado de televisores

Bobo, fiz o que o locutor disse. Acabei fazendo a burrada de comprá-la, achando ótimo o desconto parcelando-a em doze vezes.

Em dois pontos frustro-me hoje, primeiro que não houve desconto já que quando instalei o televisor, assistindo a programação televisiva surge um comercial da loja anunciando os televisores, quando vejo é o mesmo preço que paguei, além do que na semana seguinte em que fui ver outros produtos, o locutor, anunciava a mesma armadilha. Em outro porque de início foi fácil, hoje é com sacrifício que pago cada mensalidade, desse aparelho que está me custando os olhos da cara.

Concluo com a seguinte ideia: Não se iluda nessas datas, resista, ao máximo, e não faça compras que no futuro possa se arrepender, e fiquem atentos já que é próximo as festas de fim de ano que os publicitários começam a temporada de “Caça aos Consumidores”.

Vinícius Bernardes
Enviado por Vinícius Bernardes em 07/01/2012
Código do texto: T3427575
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.