COMO VEJO O PERDÃO

COMO VEJO O PERDÃO

Se formos ao dicionário lá encotraremos o seguinte significado: PERDÃO é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de um erro ou uma ofensa rercebida, sem a exigência de castigo.

No nosso dia a dia, ou seja, na vida em família e na comunidade as principais dificuldades para se perdoar uma pessoa são o orgulho e a mágoa. Talvez sejam por causa das emoções, que só nós sabemos quais são e vem à tona ao ser sugerido o perdão.

Diferente do que muitos acreditam o perdão não é admitir que se esteja errado, mas na verdade é libertar-se do que gerou a necessidade do perdão, que pode ser uma agressão, um abandono ou apenas palavras ásperas.

Para conseguir perdoar alguém ou alguma situação, deve-se aceitar o perdão como uma opção dolorida e séria, tão dolorida quanto o aperto no nosso coração.

Perdoar uma pessoa por achá-la inferior ou tola é agir com arrogância.

Não há nada de errado em perdoar, mesmo que seja o culpado ou o causador do problema. Ponha o orgulho de lado e ao mesmo tempo ponha o perdão em seu coração.

O cristão é chamado a perdoar sempre. Pois o perdão restitui ao ser humano a sua dignidade de pessoa. Por isso caracterizam o perdão como a virtude dos fortes.

Jesus completa a difícil lição do perdão com um ensinamento de amor aos seus inimigos.

Amar os amigos e familiares é fácil, qualquer um pode fazer, mas amar os inimigos é para quem está decidido a se modificar.

Quem faz o bem, recebe o bem. Mas e diante do mal recebido?

Diante do mal recebido o homem vê somente dois comportamentos: da vingança e da justiça. Está errado, pois dê aos outros o que você gostaria de receber.

Por mais grave que seja a falta cometida contra você, não reprove, perdoe. Condenar é cristalizar as trevas, levantando barreiras à passagem da luz.

Quando estiver diante de um irmão que lhe tenha ofendido, antes de julgá-lo, pergunte para si mesmo: “Como será que Jesus agiria nesta situação?” “Qual seria seu conselho?”.

O perdão é uma legítima demonstração de força, já que ele sempre flui do nosso interior para outra pessoa.

Jesus nos aconselha a amar aqueles que nos odeiam e nos perseguem, porque aí está o desafio, e é aí que vamos conseguir nossa evolução e aprender o real significado do amor.

“Se perdoar aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará”. (Mateus 6:14).

Apesar de tudo, nunca é tarde para perdoar!

Aqui e agora peço perdão a todos por minhas faltas e culpas por tudo aquilo que esperavam de mim e não consegui realizar.

(fevereiro/2010)

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 11/01/2012
Código do texto: T3434121
Classificação de conteúdo: seguro