Indignidade

Eu estava acompanhado por algumas pessoas, não lembro quantas nem o nome de todas elas. Havia televisão ligada e sua tela mostrava a cena que jamais esquecerei. Dependesse de mim aquela cena não iria ao ar, não passaria na televisão nem seria estampada em fotos nos jornais.

Houve um acidente. Helicóptero caiu no oceano na costa de Angra dos Reis, belíssimo recanto do estado do Rio de Janeiro. Em seu interior cinco pessoas, o piloto mais quarto passageiros. Estivesse apenas o piloto a bordo e a notícia do acidente não duraria mais que um minuto.

Fossem ilustres desconhecidos os passageiros a notícia duraria uns cinco ou dez minutos. Mas não eram ilustres desconhecidos, era um senador e um ex-senador da republica acompanhados de suas esposas. Ulisses Guimarães e Severo Gomes. Todos morreram no lamentável acidente. A matéria jornalística televisiva com vista aérea do local do acidente durou muito mais que dez minutos.

O corpo do Senador Ulisses Guimarães nunca foi encontrado. Os demais foram encontrados. Não chorei nenhuma daquelas mortes, e tão pouco lamentei ou lamento o desaparecimento do corpo do senhor Ulisses Guimarães. Mais a cena que me deixou aborrecido com a falta de respeito, com a  indignidade  com que é tratado o ser humano pela gana da notícia jornalística eu nunca esquecerei. O corpo de D.Mora Guimarães, esposa do senhor Ulisses Guimarães, sem vida boiando de bruços nas águas muito azuis do oceano. Imagino os parentes daquela senhora vendo aquilo pela televisão.

Não tenho a menor lembrança das feições daquela senhora. Não lembro do rosto dela, não lembro de tê-la visto com vida, mais guardarei sempre em minha memória a indignidade daquela cena. Sempre lembrarei daquela falta de respeito cometida contra D.Mora Guimarães.




 
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 11/01/2012
Código do texto: T3435662
Classificação de conteúdo: seguro