MÚSICA DA PONTUAÇÃO

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Entonação é o modular da voz de quem canta, fala, recita. Tão importante é a inflexão na voz que se conta aquele caso, do tempo do telegrama convencional, veículo de comunicação urgente e rápida, para a época. Então o pai abre o telegrama que recebera do filho e, diante da mulher, lê em tom imperativo: “Pai, mande dinheiro! Absurdo, mulher, além de ‘seu’ filho querer mais dinheiro, ainda exige”. A mãe, tomando delicadamente o telegrama das mãos do marido, com a voz macia lê docemente, em tom de súplica: “Pai, mande dinheiro... Tá vendo, meu bem, nosso filho não está exigindo dinheiro; está pedindo”.

“A pontuação é a respiração da frase”, pontuou Clarice Lispector, cujos textos, por sinal, são considerados difíceis de traduzir em razão de sua sintaxe. Mais do que os textos de Guimarães Rosa. E, sabe-se lá o que é sintaxe? Sintaxe é aquela parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Na linguagem escrita de acordo com a gramática estruturada, assim como na gramática da vida, são vários os sinais de pontuação que representam recursos rítmicos e melódicos. Também a cedilha, o til, os acentos, servem para indicar sons característicos.

Indagado sobre os comos e os porquês de sua pontuação, José Saramago alegou “analogias entre o discurso musical propriamente dito e a fala, constituídos ambos, exclusivamente, por sons e pausas”. Saramago defendia “para o discurso escrito uma construção do mesmo tipo, que tenha em conta mais a voz que dentro da cabeça do leitor ‘diz’, do que os olhos que simplesmente ‘veem’”. Coisas de um Saramago, de um Guimarães Rosa, de uma Clarice Lispector, de um Euclides da Cunha... Aliás, para o violonista mineiro Geraldo Vianna, o capítulo O Sertanejo, de Os Sertões, é uma sinfonia.

Grandes estilos em grande estilo. Vale conferir, na música da pontuação, nota por nota, ponto por ponto...

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 14/01/2012
Código do texto: T3440453
Classificação de conteúdo: seguro