'' HOJE É DOMINGO....

....E DOMINGO '' PÉ '' DE CACHIMBO '', O CACHIMBO É DE BARRO, CACHIMBO CAIU E O PÉ QUEBROU.

...era assim errado mesmo que quando eu era menina e junto com minhas amigas cantávamos... e todas nós achavamos que cachimbo tinha '' pé '', e anos, muito tempo depois foi que descobri que...

'' ...era domingo, dia de descanso, dia de relaxar, ir 'a igreja dar graças e visitar o maior amigo de todos, Deus, com as melhores roupas, roupas de '' domingo, de ir 'a missa '' como se dizia, dia de domingo dia de nada fazer a não ser ter lazer, levantar mais tarde, isto para a criançada e os homens jovens e tambem os marmanjos, mas os danados dos velhos já logo cedo...( por que será que crianças novinhas e velhos bem velhinhos gostam, adoram ,cedo acordarem? ) fazendo barulho pela casa procurando '' pito '' cachimbo para sentadinhos no sol fumar, dar a primera tragada do dia e nos ensinar a cantar...

'' Hoje é domingo...domingo '' pede '' cachimbo...'', querendo com isto nos dizer a aprender a respeitar o dia do domingo.

Domingo!!! dia da reunião familiar, dos almoços enormes preparados pela mama e nona, macarronada com porpetas, pimentão e muito, muito queijo...que macarronada sem queijo é como namoro sem beijo, nos ensinavam as mulheres da familia, e riam, a casa da minha nona e nono se enchiam com filhos e netos, muito vinho e 'as vezes alguns choros, de saudades da terra Italiana e do sol e das águas do Mediterrâneo...o que o alcool não faz!!!

E um domingo uma amiga minha, menina ainda dos seus onze ou doze anos, veio em minha casa pela manhã...ela era de uma religião diferente da minha, observavam o domingo mesmo, jejuavam e nada faziam, não cozinhavam, nem lavavam ou passavam roupas, nada, nadica faziam, ficavam o dia inteiro lendo o evangelho e no final do dia ...igreja, culto e assim acabava o domingo deles e quando ela viu aquele alvoroço , aquele ajuntamento, aquela algazarra na minha casa, olhou, olhou e foi direto falar com minha nona e na altura dos seu onze doze anos disse na cara dura tudo o que ela achava errado e minha nona sentou e pacientemente a ouviu...e quando ela acabou de falar minha nona a abraçou e pediu, pedia desculpas e lhe dizia que ela estava certa, correta e que minha nona estava errada....

Fiquei '' fula '' de raiva com isto...onde já se viu minha nona querida pedir desculpas pela familia estar reunida e se divertindo, comendo e bebendo, cantando feliz...já tinham ido 'a missa...minha nona, tadinha!!! ia na missa das seis da manhã , voltava rápida para casa para preparar o café e ir mandando todos 'a missa, das sete, das nove e os mais ''vagabundos '' na das onze...e quando cada um ia voltando a farra ia se avolumando...e agora ela pedindo desculpas por isto?, falei com ela depois que minha amiga saiu, ela me dizia...

'' Amélia tenha certeza de uma coisa, ela não volta mais aqui, pode escrever, e eu não podia abalar a fé, os ensinamentos e tudo o mais que tem valor para ela...nós não estamos desobedecendo os mandamentos, ninguem em nossa familia trabalha aos domingos, mas tem familias que necessitam disto...quem tem animais no pasto para alimentar, cuidar, os médicos e as enfermeiras, os bombeiros, enfim, tem muita gente que nós dependemos que eles trabalhem para nós e para eles mesmo e Deus sabe disto e permite...Amélia aprenda uma coisa...não cai um fôlha de uma árvore sem que ela tenha autorização para cair, e quem dá esta autorização e´Deus, portanto se nossa familia se reune aos domingos é porque Deus permite...vai chegar um dia que isto tudo vai acabar...espere e verá, e agora Amélia venha me ajudar a bater esta maionese...coloque a gema cozida na tigela, esprema bem com o garfo e vá colocando óleo e gema crua...uma por uma, uma pitadinha de sal, de novo óleo, uma gota de limão, vai batendo com garfo, com fôrça Amélia , não deixa a maionese '' desandar '', eu não deixava e na hora de comer...que delicia, que sabor!!!...

Isto era pecado? isto ainda é pecado?

Hoje em dia com a vida cheia de altos e baixos, dinheiro curto e tudo o mais quem trabalha aos domingos está pecando?

Tái uma coisa que precisa ser reexaminada no maior dos livros, aliás tem várias coisas, várias mesmo que precisam ser reexaminadas... faz parte da modernidade, e modernidade é uma coisa que precisa ser acompanhada de perto, separar o joio do trigo faz parte da modernidade tambem.

Será que nestes dias de hoje, no doze do século vinte e um, ainda cantam assim errado....

'' Hoje é domingo, e domingo '' pé '' de cachimbo '' ?

Será? ...minhas dúvidas tenho cá.

====================

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 15/01/2012
Código do texto: T3441902
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.