CHIQUE NO ÚRTIMO

CHIQUE NO ÚRTIMO

Tremembé que na língua tupi-guarani significa local encharcado, alagadiço, é uma cidadezinha do Vale do Paraíba, vizinha a Taubaté,com cerca de trinta mil habitantes.

É daquelas cidades pacatas, onde o tempo não quer passar e a vida corre devagar.

Há uma praça, muito bonita, onde fica a igreja do Senhor Bom Jesus de Tremembé, o protetor da cidade e seus fiéis, e também local onde as pessoas se reúnem para prosear. A beleza da praça é realçada por árvores centenárias e também pelas casas simples e bem cuidadas, que cobrem seu perímetro. Ao chegar a praça, olhando a esquerda, há uma maravilhosa figueira, imponente, que chega a emocionar aqueles que admiram a natureza. Em frente a essa grandiosa obra do Senhor, durante muitos anos, um casarão estilo colonial, permanecia fechado e aparentemente abandonado. Foi propriedade do Barão de Itapeva, que foi político e militar na região, agraciado barão em 1879.

Pois não é, que um empresário, creio, meio maluco, fez da casa um restaurante, com decoração esmerada e cardápio contemporâneo!!

Neste domingo estive no tal restaurante. Na chegada, mesuras, com o maitre desejando boas vindas e um garçom extremamente educado e atencioso ao se apresentar. Os funcionários, todos da região, muito bem trajados e treinados, servindo muito bem as mesas, que diga-se de passagem estavam todas ocupadas. Num hall logo após a entrada, pessoas degustando algumas iguarias e aperitivos, ficavam aguardando sua vez. Após uma pequena espera, dirigi-me a mesa e fiz o pedido. O prato chegou muito bem apresentado e saboroso, satisfazendo a priori os olhos e posteriormente o paladar. Regalei-me.

Pedi a conta, paguei com prazer, agradeci o esmerado atendimento e me fui feliz pelo bem comer, e principalmente por sentir que há gente empreendedora, que sabe fazer coisas, nos lugares mais inimagináveis para investimentos desse tipo, trazendo progresso, desenvolvimento e visibilidade à pequena cidade. Me deixou satisfeito também, o nome da casa, Santa Figueira, uma homenagem a majestosa árvore.

Se algum dos leitores passar pelo Vale do Paraíba, não deixe de conhecer, “é chique no úrtimo”. Chique no úrtimo, é um expressão muito usada em cidades do Vale do Paraíba, para definir algo muito bacana. Faz parte do caipirês a troca do “l” pelo”r”.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 15/01/2012
Reeditado em 16/02/2012
Código do texto: T3442236
Classificação de conteúdo: seguro