A Linha Tênue

Por mais que possamos nos esforçar em crer que estamos pisando em terreno firme, nós nos enganamos completamente.

Nós somos ingênuos... ingênuos demais em acreditar nisso.

Por quê?

Porque nós pisamos em ovos.

Nós andamos em campos totalmente minados.

Nós estamos completamente cercados por, pelo menos, uma pessoa prestes a torcer pela nossa queda ou por algum ato seu que seja perfeitamente contraditório...

...pois nós estamos numa corda bamba: uma linha tênue.

Uma linha que nos divide do bem e do mal, do sucesso e do fracasso, da popularidade e da solidão...

...um ato, uma falha... e você, meu amigo, está marcado. Pois você atravessou a linha tênue, a "linha medidora de atos" invisível da sociedade.

Porém, dependendo do seu status, da sua influência... você irá passar de um lado a outro, e ninguém irá perceber. Por quê? Porque o seu "nome", o seu falso "legado" é maior do que um "errinho" ali e outro lá, de vez em quando.

E hoje, percebemos que, quem se posiciona e escolhe não ficar atravessando essa linha, mas decide ser justo, honesto e sincero... vai ser alvo do terrorismo social, seguido de exclusão total.

Terrorismo social? Sim.

Você tem medo de grupos terroristas? Al-Qaeda, etc? Ahhh... nem se preocupe!

São bebês recém-nascidos perto de outras pessoas "escondidas" atrás da linha tênue social. Acredite nisso. Há pessoas que abririam suas vísceras com um sorriso nos lábios. O mundo é assim. Até em assuntos eclesiásticos é assim, da Idade das Trevas até hoje (a Idade Média acabou, ou só deu uma pausa para retornar ao século XXI?). A coisa é triste, amigo(a). E garanto a você: essas pessoas estão bem escondidas mesmo, atrás de amizades com outras pessoas falsas e algumas que ainda são sinceras... assim, conseguem estar tanto de um lado quanto do outro e, dessa forma, NUNCA estão "sujas" ou serão denunciadas. Interessante, não acha?

São como agentes duplos: trabalham pros dois times, e chega uma hora que você não sabe mais qual time é o certo, e você não se importa mais... portanto, continua agindo da mesma maneira.

E então, acontece o inevitável: a linha tênue... some. Some da consciência, some da decência, some e desaparece como um valor nunca conhecido.

E a sociedade está aí... salvando agentes duplos, e condenando agentes valorosos.

...

Obviamente, não é um agente duplo quem quer analisar e observar ambos os lados... isso é vital para o ser humano conhecer o seu lugar, mas uma vez conhecidos os lados, escolha um e lá fique. E de preferência, escolha o lado que faça você ser sincero, de consciência limpa, sem falsidade ou mediocridade.

Escolha o lado da verdade... mesmo que isso o torne nada popular.

Mas aí, depende dos seus valores: prefere ser popular e conhecido por todo mundo onde querem se aproveitar do seu brilho, ou prefere ser popular e conhecido por um pequeno grupo de pessoas que são tão sinceras, honestas e justas quanto você e vão estar com você, sempre que precisar?

Aí, vamos entender que é uma escolha sua... entre querer ser conhecido a todo custo, e ser firme em favor da Verdade.

Mas escolha um lado, e não seja covarde. Seja firme. Isso é até uma tese de Maquiavel, um grande pensador político. Concordaremos que, de maquiavélico, isso não tem nada, não acha?

Portanto, não seja covarde, escolha um lado e seja firme com os outros que você escolheu ficar. Escolheu o lado? Fique lá e não busque mais o outro lado ou saber fofocas do lado oposto. Fique quieto em seu mundinho. Você escolheu, você assumiu as consequências. Ponto.

...

Outra coisa: seja você mesmo. Não deixe te rotularem, não deixe que te calem, não deixe que abafam a sua voz, não deixe que falsos e invejosos "seres humanos" diminuam você... você está vivo? Então, você tem uma história a contar ao mundo. Mas saiba ser sincero, honesto, edificador e defensor da Verdade, Justiça, Graça, Paz e Amor...

...mesmo que queiram sua cabeça por isso. Mas seja firme: a honra e a glória só os fortes e firmes heróis conquistam, por serem corajosos e nada temerem, mas agindo conforme a Verdade.

Não fique, então, bancando um Tarzan e indo, de um cipó ao outro, atravessando sempre que quiser a Linha... não seja agente duplo, você perderá sua identidade e será taxado de falso, um dia, até pelo seu melhor amigo do lado "falso", te garanto.

Seja verdadeiro... seja uma luz em meio a escuridão moral que vivemos. Lembre-se que até mesmo um Vaga-Lume ilumina a uma grande distância... seja assim.

E seja verdadeiro, até o fim.

No final, quem vencerá é você.

Vencerá a Verdade. Para sempre.

ALIVAVILA
Enviado por ALIVAVILA em 16/01/2012
Reeditado em 16/01/2012
Código do texto: T3444373
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.