40 - De Neaufles St. Martin à Gare du Nord

São 05 :30 da manhã em ponto no telemóvel.

Está na hora de me preparar para ir apanhar o comboio para Londres.

Foi só à segunda tentativa que acertei com o código certo do telemóvel.

Espreito pela janela do quarto: o dia está a querer começar a nascer.

Chilreiam pássaros. Céu coberto de nuvens.

Há ainda corujas que piam. Vou lavar a cara e fazer a barba.

6:15: dois minutos de atraso.

Descemos a rue Alexandre Laurent.

O dia avançou. A cultura do Michel é sólida. E agradável. Vamos falando de pintura. Do impressionismo.

Passamos pelos sítios e não nos cruzamos com vivalma.

Tomamos a direcção Sergy Pontoise. Depois Paris.

De La Eure, Normandie, passa-se a Val d’Oise, região Isle de France.

Campos de trigo ceifados a perder de vista.

Cai umas gotas de água. Coisa de nada. Hoje é ‘depart en congé: il peut avoir beaucoup de gens en route’. Por isso vamos mais cedo. A cintura cerealífera em torno de Paris.

A estrada foi alargada há pouco. O meu primo Michel é engenheiro de estradas no Departamento do Eure. O departamento do Val d’Oise responsável pela obra.

Vamos chegar bastante antes. Vais ter tempo para trocar dinheiro, beber café, ler. Creio que a Eurostar tem uma sala de espera. Deixo-te à entrada da Gare du Nord.

São quase 7:00 horas. Faltam 7 minutos.

Passámos Pontoise. Ainda nos falta uma trintena de quilómetros até Paris: 25, 30? Não sei. O trânsito começa a crescer. Mas é ainda suportável. Flui bem. Nada de anormal. Vamos no carro que foi do pai do Michel. O carro que tenho conduzido. É um carro automático. Michel fala-me do uso: a família mantém os carros vendendo-os uns aos outros.

O sol saiu. O dia está quase dia.

7:02 – Avista-se ao longe a Torre Eiffel. Ao lado, à direita, o bairro da Defense.

O trânsito continua aceitável: flui. O carro circula a uns 90/100 quilómetros.

7:08 – Chegámos.

Atravessamos o rio Sena. Saint Denis, cidade que encosta à cidade de Paris.

7:09 – Le Stade de France está mesmo à nossa frente. Ou melhor aqui ao lado.

7:12 – Nous sommes dejá à Paris. Porte de La Chapelle. Diz o Michel.

Estamos no sul: para a Gare du Nord temos que ir para norte.

7:22 – Passamos pela Gare du l’Est. Vimos um painel: Gare du Nord.

7:22 – La Gare du Nord est lá bas!

Levamos uma hora e pouco de Neaufles St. Martin à Gare du Nord.

Paris

17 de Julho de 2010

Mário Moura

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 17/01/2012
Código do texto: T3446007
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.