41 – Eurostar

Paris Nord – London – Pancras.

Deixa-me lá ver.

O velho sonho de ligar a Europa continental à Inglaterra tornado realidade?

Ou o velho pesadelo inglês de que a Europa continental chegue depressa à Inglaterra?

Qualquer que seja a resposta, em pouco mais de duas horas, o TGV vai de Paris a Londres passando por um túnel debaixo do canal da Mancha.

O que Napoleão não conseguiu; o que Hitler não conseguiu, o que antes a Invencível Armada não conseguira, a técnica e a boa vontade entre Frogs (franceses) e Beefs (ingleses) conseguiu.

É também um velho sonho meu: desde sempre quis visitar Londres. Só agora o irei realizar.

Estou sentado na cadeira n.º 16, carruagem 16, do combóio que sairá às 9 e 13. Hora de Paris.

No meu relógio faltam 8 a 9 minutos. Tenho que acertar o relógio do telemóvel.

Deve chegar, hora de Londres, a Saint Pancras, menos uma hora de Paris, às 10:34.

O combóio é o número 9015.

A minha cultura, alimenta-se de três fontes: é lusófona por nascimento e anglo-saxónica e francófona por transplante. No fundo, é greco-latina e judaico cristã. Por isso fui a Roma, centro da cultura greco-romana e judaico-cristã, a Paris, centro aglutinador da cultura judaico-cristã e bárbara e do futuro de então, e por isso vou a Londres.

E depois daqui? Talvez suba a montanha da Ilha do Pico e tome uns copos de angelica no piquinho.

PS: Um sonho inesperado em tempo de pesadelo.

Parto para Londres partindo para o meu futuro.

Gare du Nord

Paris

17 de Julho de 2010

Mário Moura

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 17/01/2012
Código do texto: T3446009
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.