Lixeira cultural

Quem nunca ouviu falar na dupla Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, deveria. São dois músicos/humoristas/artistas performáticos gaúchos que apresentam o espetáculo chamado Tangos e Tragédias há mais de 25 anos. Tive a oportunidade de vê-los algumas vezes em São Paulo – a última, no ano passado, no belíssimo Auditório Ibirapuera, obra de Oscar Niemeyer – e o show, apesar de bastante semelhante desde o início, sempre diverte muitíssimo.

O espetáculo é a apresentação do Maestro Plestkaya (Nico) e do violinista Kraunus Sang (Hique), que vêm de uma terra chamada Sbórnia. Nele, os músicos (excelentes, por sinal) fazem execuções hilárias de canções do “folclore sborniano”, brasileiras e internacionais, lembrando nomes como Alvarenga e Ranchinho, Adoniram Barbosa e The Police. Além de contarem histórias trágicas de amor malsucedido.

O mais divertido e curioso é a história da Sbórnia. Graças a sucessivas explosões nucleares, a Sbórnia soltou-se do continente e tornou-se uma ilha flutuante, vagando pelos mares. Entre outras características divertidíssimas, eles nos contam que é para esta ilha viajante que navios de todo o mundo levam e depositam o lixo cultural de seus países; e que, pesquisando nessa lixeira e reciclando seu conteúdo, os dois artistas montaram seu espetáculo.

Claro que é uma brincadeira deles, pois Alvarenga e Ranchinho e Adoniram Barbosa estão longe de ser lixo cultural - aliás, para mim, são artistas que podem ser listados na categoria de cults. Fico pensando que, se o Brasil esteve recentemente na Sbórnia e despejou um navio de lixo cultural nesta última década, o espetáculo do Maestro Pletskaya e de Kraunus Sang talvez devesse variar entre desastrosos funks, músicas sertanejas sem raiz e vídeos do malfadado BBB...

(...e com que dificuldade se reciclaria esse lixo para torná-lo apresentável, não?)

Ainda bem que Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky são extremamente talentosos e souberam escolher bem o que reciclar. Por outro lado, é uma pena que o lixo cultural brasileiro continue frequentando rádios e tevês tão impunemente. De qualquer forma, o show é sensacional e, se eles voltarem a São Paulo, pretendo rever. Sugiro que visitem seu site oficial, acompanhem sua agenda de shows pelo Brasil e prestigiem o humor inteligente da dupla, muito diferente das zorras totais que ainda não foram para a lixeira cultural da Sbórnia. Infelizmente.

..............................................................................................

(digite www.tangosetragedias.com.br no seu browser, pois minha escrivaninha não permite copiar e colar...)