CEDER... OU DOAR-SE

CEDER... OU DOAR-SE

CEDER – é um atitude que vem com um pacote (kit) de cobrança, exigência de reciprocidade. Quando você cede, em algum momento você irá cobrar, mais a frente você dirá “ Agora é a sua vez ” “Ontem fui eu agora é você, ” isto não é uma atitude relacionada a individualidade de cada um, não é uma questão de postura, de personalidade, de índole, de caráter, não, é uma atitude intrínseca no ser humano “ ser recíproco. ” A palavra por si só já impulsiona pela sua própria expressão nela contida. Eu cedo hoje para poder cobrar amanhã, para ter saldo na minha conta relacional, que poderei usá-lo na primeira oportunidade. Ceder nos causa uma impressão de empréstimo que algum dia será ressarcido. Mas temos que levar em conta que este é um pensamento no relacionamento a dois. O cedente é único que encara este ato como investimento, para o seu querer amanhã. Já o que recebe não lhe passa em mente o pensamento de que está em débito, só quando lhe for cobrado e essa cobrança lhe é feita relembrando o ato que originou o débito, que com certeza, trará amarguras, pois relembra fatos e momentos geralmente desagradáveis.

DOAR-SE é o ato de se dar, se dispor por alguém ou seja para outrem, é algo que brota no mais íntimo do nosso ser, é o desejo que satisfaz a alma do doador, proporcionando felicidade, bem estar, alegria, prazer de outra pessoa que seja por amor, amizade, compaixão, até por empatia, etc... No relacionamento conjugal (namoro, noivado casamento, companheirismo), este ato de doar-se é pouco utilizado por ambos, um ou outro pratica essa atitude, que aos olhos dos que rodeiam é uma pessoa que aparenta ser pequena, submissa, subserviente , não ter amor próprio , às vezes taxada de sofredora. Estas pessoas que assim vêem o doador, com estes adjetivos, são pessoas que na sua vida cotidiana praticam a concessão, são indiferentes ao ato nobre da doação. Como o ato de doar-se é uma prática rara de se encontrar , pois gestos nobre são para poucos. As pessoas não param para ver, identificar a alegria interior do doador. Doar-se é a expressão maior, é um sentimento puro, sem interesse ou imbuído de qualquer expectativa de reciprocidade, quando alguém identifica esta prática, imediatamente lhe vem a mente pensamentos como: “ Ele(a) o(a) ama, ” muitas vezes o beneficiado(a) é duplamente gratificado, pois o semblante do doador contagia te tal forma que as pessoas comentam “Eles se amam” mesmo sendo o ato da doação individual.

Quem ama se doa, foi assim que DEUS nosso pai celestial demonstrou seu amor para conosco. (Jô. 3:16).

O conhecimento e a capacidade do discernimento dessas duas palavras bem como a sua prática faz a diferença de uma vida a dois.

DFERRER
Enviado por DFERRER em 22/01/2012
Código do texto: T3454799
Classificação de conteúdo: seguro