JOGANDO CONVERSA FORA!

Jogando conversa fora.

Como é difícil entendermos que precisamos e devemos fazer isto várias vezes numa semana. E não é preciso nenhum lugar especifico para isso, qualquer um serve. Pode ser à beira de uma mesa de calçada de cafeteria, entre um pretinho e outro, passeando sem rumo em um carro, a beira de uma cachoeira na beira da estrada, qualquer lugar. Até mesmo na pracinha do condomínio, na sacada do apartamento ou na área de casa. Desde que se jogue, conversa fora.

E falar de que, de quem ou do que? Qualquer coisa serve, qualquer motivo deve dar uma boa canja, basta saber que essa conversa, é mesmo de jogar fora.

Na verdade mais simples e natural do ser humano, todos nós pensamos que não temos tempo para perder esse tempo, porque é preciso que alguém nos dê a resposta definitiva do que queremos, porque não aguentamos mais ficar esperando por alguma definição qualquer, e estamos sempre correndo atrás do agora, e já. Por estas e outras, que sempre pensamos que nada de conversa fora é o melhor caminho.

Nesta terapia de jogar conversa fora, alguns e não poucos conseguem jogar sozinhos, andando pelas ruas, praças, jardins, parques. Sem pressa pelo mundo que os cerca, trocam idéias e até mesmo fofocas com seus pensamentos, tecendo os mais incríveis e absurdos comentários sobre o que vêem e até o que não enxergam, podendo se encantar ou decepcionar. Não importa.

Por aqueles que andam sempre pensando em negócios, problemas para os quais não acham solução, dúvidas sem definição, podemos até ser vistos de modo diferente, tomados por despreocupados, desocupados, que não tem nada o que fazer. Talvez até alienígenas em seus mundos fechados por portas seladas pelo dia a dia.

Mal sabem eles que justamente naquele momento estamos fazendo talvez algo mais do que simplesmente importante na vida do ser humano.

Por falar nisso, desculpem. Mas está na hora, porque hoje, é dia de jogar conversa fora, ora!

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior. Contatos, ajrs010@gmail.com