HOJE EU CHOREI!

Hoje eu chorei ao ver o depoimento de desabrigados. Desabrigados do Pinheirinho.

Chorei ao ver senhoras, grávidas, pais de família e tantos outros que estavam totalmente desorientados, desolados, desiludidos, completamente perdidos diante do abuso em que foram vítimas.

Vítimas sim, pois são mais famílias, que como tantas outras espalhadas pelo nosso “belo” Brasil, estão à margem da sociedade vistos como “menos favorecidos”, ou como os intelectuais gostam de rotular: “em situação de risco”.

Mas há quanto tempo eles moravam lá? Há quanto tempo tantas outras estão na mesma situação e logo chegarão ao mesmo final?

Chorei por ver que nós, sociedade melhor classificados nas camadas sociais, esquecemo-nos de como é difícil a vida dessas tão sofridas famílias. Tão sofridas quanto as nossas.

Chorei ao ver o depoimento de uma senhora que dorme a três noites no “quintal”, isso mesmo, no quintal da casa da mãe que também não tem condições de receber sua própria filha dentro de casa.

Chorei ao ver um pai de família que perdeu sua dignidade quando perdeu sua casa.

Chorei ao ver uma grávida desmaiando, na fila de espera do serviço social, em saber que seu bebê vai nascer sem teto.

Chorei ao ver que milhares de pessoas estão fadadas ao descaso de maus gestores públicos, irresponsáveis do Ministério Público que determinam o cumprimento da lei para os mais fracos.

Chorei porque enquanto via a cena de milhares de casas vindo à baixo, sendo que seus moradores não puderam retirar seus pertences.

Chorei porque me coloquei no lugar dessas vítimas lembrando os muitos momentos difíceis vivido no passado em família, quando o muito que ouvíamos das autoridades era: “Vocês não se enquadram na política social”.

Chorei porque o quadro se repete, são milhares de famílias que não terão oportunidade de mudar esse quadro familiar.

Chorei por ter a consciência de que nós, sociedade hipócrita, ficamos calados assistindo a tudo calados; jogando a responsabilidade toda para os gestores públicos.

Mas, gastam-se bilhões e bilhões dos cofres públicos nas construções de obras que não tem nenhuma serventia para o povo, povo este que também ajudou a colocar lá estas mesmas pessoas que agora dão o retorno e eles dessa maneira.

Chorei por saber que infelizmente o próprio povo se iludiu e se iludi até hoje com os belos discursos e promessas, deixando de lado o trabalho sério realizado por bons administradores e suas equipes.

Chorei por saber que logo, logo veremos novamente muitos discursando, prometendo coisas lindas, mas na verdade são apenas palavras; como diz a letra de uma canção: “Palavras, Palavras, Palavras”. Palavras lançadas ao vento.

Chorei por fazer parte dessa sociedade, mas chorei porque nem todos pensam como eu, e muito menos choram ao ver cenas tão fortes e marcantes como essa.

Chorei porque não tenho vergonha me sensibilizar com a dor do próximo.

Hoje eu chorei... E você, é capaz de chorar?

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 25/01/2012
Reeditado em 26/02/2020
Código do texto: T3460517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.