No lugar errado e na hora errada

Num destes sábados de manhã, na pastelaria, escutei uma frase que me chamou a atenção: "meu filho apanhou na pracinha porque estava no lugar errado, na hora errada". Mas vejam só! Lugar errado, hora errada!

Esta é uma expressão americana, utilizada geralmente nos casos em que alguém foi assassinado por ter presenciado um crime. A primeira vez que a vi foi no filme O corvo - a cidade dos anjos, de 1996. E como é típico das produções caras do cinema americano, frases de efeito são copiadas de um título para outro até enquanto são consideradas boas e nenhum crítico respeitado tenha alertado por escrito que a mesma está se tornando repetitiva.

Querendo ou não, esta moda "wrong place, wrong time" invadiu o nosso português. Depois do ocorrido na pastelaria, tenho escutado a expressão várias vezes na rua. Graças à infeliz idéia de se surrupiar a expressão dos filmes dublados da Tela Quente e do Cinema em casa, a frase se tornou um vício. Algo como um meme fora da Internet, na boca de homens e mulheres que enchem o peito para dizê-la, como os personagens dos filmes. Para um povo que não lê, não frequenta teatros e não escuta música de boa qualidade, a televisão é a única, senão uma das raras fontes de conteúdo por ele considerado inteligente e sofisticado. E se as pessoas ainda usam este "quase slogan" que notei num filme dezesseis anos atrás (e que pode ter sido utilizada ainda anteriormente), é porque ainda está em voga!

Mas existe o lado bom, meus caros! Pensando sobre esta infeliz e, para mim, já desgastada expressão, percebi que se utilizarmos um recurso simples de lógica na sentença, podemos imaginar outras combinações que nos fazem pensar em situações diferentes! Troquem os adjetivos por seus antônimos, tanto quanto puderem e façam o teste! Reconstruí algumas vezes e exemplifico abaixo:

- "Lugar CERTO, hora errada"

Um santista chega atrasado vinte minutos para o jogo na Vila por causa de um problema no carro e presencia a torcida gritando, pulando e soltando os rojões. Ao olhar para o campo, vê o jogo parado e enxerga o Neymar correndo feito louco, batendo no peito, mordendo o distintivo na camisa. Ao perguntar para o colega de torcida eufórico o que aconteceu, recebe como resposta: "cara! Você chegou agora? Não acredito! Perdeu um golaço!".

- "Lugar errado, hora CERTA"

Que tal a situação de um homem chegando ao clube que acabara de ficar sócio, apressar-se em vestir a sunga para cair na piscina e, por engano, entrar no banheiro feminino? Parado à porta, percebe a mancada ao ver quatro moças, alunas aplicadas da natação, esculturais, prestes a vestirem os biquínis. Pensem na reação do sujeito: faz cara de espanto, fica roxo, pede desculpas, murcha as orelhas, se retira cabisbaixo. Quando não está mais sendo visto, corre e pula de felicidade, agradecendo a Deus por ter presenciado a cena mais bela da década e vai para casa imediatamente por não ter condições de trajar sunga nas dependências do clube naquele dia.

- "Lugar CERTO, hora CERTA"

Um operário acorda atrasado e, afoito, na correria, sai de casa sem nem mesmo ter tomado o café. Pensa apenas em chegar à firma às sete em ponto. A um quarteirão do trabalho, está quase chorando ao consultar a hora no celular e ver que já passaram dez minutos do tempo limite. No fim, vê que no relógio do aparelho de picar o cartão ainda faltam cinco para as sete e descobre que alguém da casa dele o sacaneou, alterando a hora do celular. Muito prostituto da vida, xinga o primo, o irmão, o cunhado, a irmã mais velha, a irmã mais nova e também a do meio, o sobrinho, os enteados, o tio mais novo, sua amásia, xinga todos eles, por não saber quem fez a brincadeira. Passa pela roleta com uma baita fome mas respira aliviado.

Pois bem, meus amigos! Quando o assunto é "frases bobinhas da moda", nem tudo está perdido! Monte as suas frases, explore sua criatividade para bolar as situações a partir do resultado e divirta-se você também!