MEU POVO, ACORDA!

Era tarde da noite, por volta das 22:30h, quando eu passava em frente à uma escola pública e percebi uma fila de pessoas que esperavam o dia seguinte clarear para conseguir uma vaga escolar.

Uns com cadeiras de praia, outros com lençol e travesseiro e uma garrafa térmica que passava o cafezinho de mão em mão, pois afinal a noite é longa e o frio cortante.

Pergunto-me como nosso povo ainda se sujeita a tal tipo de situação em pleno século XXI, considerada a era pós-moderna.

Não observei aquela cena como um ser que aceita a triste realidade.

Na verdade, revolta-me tudo isso, não somente o descaso do governo, mas principalmente a falta de atitude de nosso povo, ou seja, da "matéria prima" pelo qual é formado e comentada por João Ubaldo Ribeiro em seu texto intitulado "Educação".

Naquele momento veio à minha mente a advertência de Paulo Freire, considerado um dos maiores ícones da pedagogia brasileira, na qual diz que para se libertar da opressão, o indivíduo deve ganhar a consciência de que está sendo oprimido por um poder dominante.

A alegria, característica tão marcante do povo brasileiro, nesse caso é prejudicial a ele próprio. É a venda que cega os oprimidos!

Minha gente, vence essa escuridão!

Sou solidário a ti gente heróica e verdadeira!

Toda a formação do mundo não adiantará se não houver aplicação prática. Portanto, eis minha contribuição.

Pouco para uns, ilusória para outros, mas essencial para mim e talvez para muitos.

Os problemas são muitos, mas haveremos de vencê-los.

A começar pela mudança de atitude, não apenas física, mas também mental.

O sono profundo ficará para trás e um novo despertar iluminará os caminhos de uma sociedade mais consciente.

Acorda, meu povo!



Phellipe Marques
Enviado por Phellipe Marques em 26/01/2012
Reeditado em 26/01/2012
Código do texto: T3463169
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.