Liberdade Vigiada

Não, o ser humano não é livre, apesar das lindas palavras proferidas sobre democracia e tal. Somos proibidos de quase tudo, com exceção do ar que respiramos, mas, uma hora dão um jeito de legislar sobre isso. Fica aqui minha modesta sugestão.

Uma prova de que não somos livres é a famosa pergunta: se eu quiser, agora, ir para a Groenlãndia, posso fazê-lo, sem piscar, sem tirar passaportes ou autorizações, pois não me consta que haja voos reguilares para o simpático país gelado. Aí me objetarão, mas se juntar dinheiro, se esforçar, blá,blá. A questão toda se complica por causa desse mais.

Outro ponto que derruba a teoria da pretensa liberdade é essa questão: se eu sou livre posso ficar sentado no meio da rua, admirando a paisagem, dormir ali, construir minha casa onde quiser , sem dar satisfação a ninguém . Certo? Completamente errado; logo viriam os fiscais da boa conduta a classificá-lo disso e daquilo, aliás, o ser humano e pródigo em classificações e em se meter na vida dos outros. Se o mundo é feio, assim o fizemos; urge aceitá-lo , ou então nos modificarmos primeiro ao invés de criticar os outros.

Vivamos com esse restiazinha de liberdade que nos permitem , antes que nos tirem também em prol do 'bem estar social" . Aceitamos as cãmeras em todos os lugares, é lógico, é preciso de segurança, e vendemos barato nossa privacidade, como se o mundo melhorasse ao precisarmos de vigilãncia. Aceitamos a comida congelada que faz mal, que finge ser de sabor "cereja", quando dela não tem nem a cor.

Nossa liberdade é contida e resumida, como as conversas nas redes sociais, que de sociais não têm nada;apenas repassamos mensagens recebidas em três linhas, sem crítica e sem completo entendimento; na verdade vivemos um simulacro de liberdade onde cremos ser livres, quando na verdade somos tangidos e nem nos damos conta disso...