Eu sou brasileira, do Nordeste, sim senhor!

Nasci no Rio Grande do Norte, em uma fazenda, ao meio dia e meia, de um domingo de Páscoa. Segundo minha avó, depois de minha mãe ter passado a noite anterior, num forró daqueles, dançando! Não poderia ter dado em outra coisa, eu quis vir logo, me apaixonei pelo som da sanfona!

Apesar do privilégio de ter sido preparada a vir ao mundo pelo movimento do forró, musicalizado pelos os acordes de uma sanfona e, nascido em uma das regiões mais bela do Brasil, eu me sinto antes de tudo, brasileira, uma brasileira do Nordeste.

Quando digo: Eu sou brasileira do Nordeste, estou dizendo que, olho para a paisagem onde moro com olhos de uma brasileira que nasceu no Nordeste do Brasil, sem levar em consideração sua divisão geopolítica. No entanto, uma brasileira consciente das diferenças étnicas, culturais, sociais, políticas e econômicas que fazem desse país tão plural e único!

O Brasil é tão único, que, é o único país no mundo a ser constituído por vários países (Brasis) e conviver em harmonia. Tendo muito mais que pluralidade racial e cultural; tem a sabedoria do conviver com as diferenças; enquanto muitos países enfrentam guerras civis com grupos multirraciais tentando impor sua cultura uns sobre os outros; no Brasil: Do Monte Caburaí /RR ao Arroio Chuí/RS... Da Nascente do rio Moa/AC a Ponta dos Seixas/PB, os brasileiros vivenciam a liberdade de ir e vir sem medo de serem barrados em algum ponto da estrada.

Por tudo isso e muito mais! A brasileira do Nordeste, que, nasceu em uma fazenda, fazenda esta localizada na cidade de Canguaretama que fica na zona da Mata do Rio Grande do Norte, estado pertencente à região Nordeste, a 2ª. Região em extensão e produção de petróleo do Brasil, com um litoral de três mil quilômetros de belas praias e diversidade natural, com uma cultura rica em sabores, cheiros, ritmos, prosas e muitas poesias! De um povo bonito e brasileiro por natureza!Eu sou brasileira do Nordeste, sim senhor!

Natal-RN, sexta-feira, 27 de janeiro de 2012.