Os três animais que existem em nós

*

**

Esta crônica é uma passagem verídica em todos os detalhes

porém utilizando três animais que representam as três forças que nos movem a agir e pensar e, para tomarmos uma decisão, elas precisam estar em comum acordo. O gato, o macaco e o cachorro. Eles dirigem nossa ação. Esclarecido isso, vamos à historinha.

*

*

Carmem chegou à casa de Márcia, sua irmã. Estava muito faceira, sua pele brilhando como nunca, sadia, viçosa, pois tinha começado um tratamento, e foi logo dizendo:

-Estou fazendo um tratamento maravilhoso numa clínica de estética. Olha como a minha pele está linda, macia, sedosa!

O gato de Márcia arregalou os olhos brilhantes e de orelhas em pé olhou para a pele da outra e em seguida seus olhos suplicantes se voltaram para os amigos: o cachorro e o macaco. Ele queria também!

E Carmem continua: - mas logo agora q precisaria ir à clínica amanhã (a clínica fica na cidade vizinha) meu carro está na oficina...

-Se você pagar o combustível - disse o macaco de Marcia dando uma piscadinha pro gato - eu posso levá-la lá. O cachorro estava de pleno acordo, afinal ela faria um grande favor à irmã, animalzinho sempre solícito e politicamente correto. O gato sorriu feliz. Ele iria fazer uma avaliação na pele também. Não custava nada e já que tinha que ir mesmo, pensou o macaco...

No dia seguinte partiram.

Na clínica Márcia foi examinada minuciosamente pela esteticista.

-Posso deixar sua pele muito linda! Essas rugas vão suavizar bastante, sua pele ganhará novo viço e mais elasticidade e vida. Em seguida mostrou um álbum de várias pacientes que haviam transformado o visual num passo de mágica!

O gato não cabia em si de felicidade. Sim ele queria. Poderia começar agora mesmo, pensou ele. Mas antes que se pronunciasse, o macaco pulou na sua frente e senhor da situação diz:

- Mas quanto esse tratamento vai custar, qual a forma de pagamento, quanto tempo de tratamento... E muitas outras dúvidas relacionadas a valores foram sendo esclarecidas a ele.

O cachorro permanecia quieto em seu lugar só observando. Era hora do macaco fazer a sua parte, depois ele tomaria a decisão final.

-O macaco parecia estar quase convencido: afinal, ele poderia deixar de gastar em outras coisas e aproveitaria a carona com a irmã e poderiam dividir as despesas da viajem.

O gato já começava a comemorar a vitória.

-Espera aí! – grita o macaco. E aquele monte de cremes que eu tenho em casa? O que faço com eles? Vão estragar, estão lá no meu armário e eu nem usei, já faz um tempão!

Vou usá-los e depois voltarei aqui para uma reavaliação!

A esteticista deu-lhe então uma aula explicando como o seu tratamento agiria na pele e que aqueles cremes não conseguiriam penetrar tão profundamente para terem alguma ação parecida.

O macaco coçava a cabeça e ponderava.

-Já sei! Vibra de alegria o macaco – Vou usar aqueles cremes nos braços e mãos!!

O gato pulou no colo do macaco e cobriu-o de beijos.

Mas sua alegria esmoreceu quando o cachorro com seu ar preocupado, finalmente, levantou-se e declarou.

- Esses tratamentos agressivos devem fazer mal à pele. Ainda mais à minha que tenho problema de alergia!

- Ai!! – geme o gato encolhidinho. Agora é que o tratamento não sai. Se o cachorro não concordar, nada feito!

A profissional explica ao cachorro que, muito pelo contrário, esse tipo de tratamento é feito até pra prevenir câncer de pele e para curar as alergias.

-Então quer dizer que a minha alergia que ninguém descobre o motivo e nada dá jeito, vai melhorar?

-Claro! – responde a doutora - mais que isso. Esse tratamento vai curar a sua alergia!

- Ah! Mas então não é uma questão de estética, é uma questão de saúde!

E declara solenemente: vamos fazer o tratamento sim!

Lídia Sirena Vandresen

Lídia Sirena
Enviado por Lídia Sirena em 27/01/2012
Código do texto: T3465652
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.