ELEIÇÕES MUNICIPAIS

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Em 2012, mais uma vez iremos as urnas para eleger prefeitos e vereadores. O processo eleitoral brasileiro evoluiu de uma maneira fantástica, saindo da cédula em papel para o voto eletrônico e agora será testado em alguns municípios o voto paramétrico, que é aquele que identifica o eleitor pela sua impressão digital. Essas medidas, fazem com que o

ato de votar no Brasil, seja dos mais evoluídos do mundo. Falta ainda acabar com a obrigatoriedade do voto, para termos uma democracia de verdade,mas isso é uma outra página.

É uma pena que não possamos falar a mesma coisa, da evolução do perfil de candidatos, que pleiteiam as cadeiras executivas e legislativas. Temos assistido diuturnamente, uma avassaladora quantidade de “maus feitos”, em grande parte dos municípios brasileiros, o que faz com que o ato de votar torne-se não uma dádiva, mas um suplício, pela falta de cidadãos honestos, honrados, trabalhadores, competentes que temos a sufragar.

A sociedade brasileira não evoluiu no processo de definição de seu voto, votando individualmente e agindo mais individualmente ainda, não tendo o discernimento de escolher candidatos que privilegiem o bem coletivo. Uma boa parte dos eleitores troca seu voto por favores,não entendendo que estão a prejudicar a coletividade, pois a maioria dos favores pleiteados e/ou concedidos, não passam de obrigações do estado e daqueles que ocupam os cargos.

Há também a permissividade dos partidos, com beneplácito da justiça eleitoral e comum, que não exigem qualificação dos candidatos, bem como, não aplicam penalidades aos que cometem delitos na condução dos negócios de cada cidade.

Se a sociedade brasileira está cansada de desmandos, então é hora de começar a votar com qualidade. A mudança de práticas deve começar nas eleições municipais, que são a nossa base. Votando melhor e cobrando com rigor o trabalho dos eleitos é a melhor forma de iniciar mudanças em todos os demais níveis. É muito mais fácil fiscalizar nas cidades do que ir a Brasília reivindicar mudanças. A mudança tem que começar, obrigatoriamente na base, para gradativamente em outros pleitos, atingir as demais esferas , quais sejam as estaduais e federais.

Creio que esse é o caminho, é chegada a hora de começar mudar a nossa maneira de votar:

EM 2012 VOTE INDIVIDUALMENTE MAS PENSE COLETIVAMETE

Não acredito em revolução pelo voto, mas a evolução pelo voto é possível, desde que tenhamos consciência na hora de apertar o botãozinho da urna eletrônica ou botar o dedão no leitor ótico.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 28/01/2012
Reeditado em 28/01/2012
Código do texto: T3467399
Classificação de conteúdo: seguro