MMA

     Antes, era a convite do meu irmão que alguns amigos dele vinham à minha casa para assistir ao UFC. Hoje, esse hábito levou-me a prestar atenção às modalidades esportivas tão indiferentes para mim quanto brutalmente absurdas me pareciam. Sempre me liguei ao mágico fascínio popular do futebol, à beleza da ginástica olímpica, à força e precisão do tempo cronometrado na natação, à velocidade barulhenta das corridas de fórmula1. As lutas e suas categorias de peso causavam-me a mesma impressão das touradas de Madri, com a mesma sensação de covardia e indefesa nas brigas de galo no Brasil. Decididamente a cena de dois homens em forma de brutamontes, agarrando-se e debatendo-se a socos e pontapés parecia-me mais irracional do que a luta desesperada entre dois animais ferozes.

     Para mim, que não curto violência, o hábito de assistir ao MMA levou-me à curiosidade, que me trouxe o conhecimento e sobre essa modalidade esportiva mudou minha opinião.

     Até onde pesquisei, convenci-me de que o MMA é definido como uma modalidade de luta na qual os praticantes não precisam seguir um estilo específico de arte marcial. Vem daí o nome “técnico” do esporte: Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas). O esporte possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe ou técnica das mais diferentes artes marciais, como Boxe, jiu-jítsu, caratê, judô, entre outros. O bom lutador é aquele que domina boa parte dos principais golpes de uma variedade de artes marciais e sabe aplicá-las no momento certo.

     Ao contrário do que muitos pensam, não “vale tudo” no MMA. O esporte vem evoluindo de tal maneira que as regras estão cada vez mais rígidas. O intuito de toda esta evolução é preservar a integridade física do atleta. E, como todo esporte, ordem e disciplina, respeito e socialização dele fazem parte. Como no jogo da vida a que todos devemos não apenas assistir, mas com ele aprender.


Veja no link abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=HXokI1u4AVY
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 29/01/2012
Reeditado em 04/02/2012
Código do texto: T3467626
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.