Dez conselhos à Filha que está por vir.

Milena, minha filha, afora os Princípios Universais dos Direitos do Homem, em que todos são iguais, independentemente de credo, raça ou condição social, bem como aos princípios éticos que norteiam as sociedades, tais como respeito ao próximo e urbanidade, trago a acrescer estes dez de pai pra filha, por serem justamente, alguns, os que me faltaram quando mais precisei, e com isso espero que você não cometa os mesmos deslizes que cometi.

São eles:

1. Trace metas, porém sem abrir mão do improviso e imaginação, sempre em busca da felicidade.

2. Nunca tenha vergonha de perguntar.

3. Faça do estudo e da boa leitura de um modo geral, um hábito.

4. Antes de qualquer atitude reflita e pense por si mesma em primeiro plano.

5. Seja determinada.

6. Pratique esportes e artes (escreva sua vida).

7. Busque o equilíbrio.

8. Não confie em ninguém (a não ser na Mãe e no Pai), por mais que te digam ou você ache que deva confiar, no entanto respeite e trate todos sempre de maneira justa e igualitária, carregando a luz da razão e da compaixão, como o fizeram Diógenes Laertio e Mahatma Gandhi, respectivamente, dentre muitas outras grandes almas.

9. Tenha como profissão aquilo que você faria caso estivesse de férias, porém sem abrir mão do lucro.

10. Ame!

De Cristiano Covas para sua filha Milena, manhã de domingo, 29 de janeiro de 2012.

Cristiano Covas
Enviado por Cristiano Covas em 29/01/2012
Reeditado em 30/01/2012
Código do texto: T3468267
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.