Sem título

Nesse fim de ano reencontrei uma conhecida que não via há tempos, e fomos colocar a conversa em dias. Viviane é uma daquelas pessoas que jamais passam despercebidas em qualquer lugar que esteja, seja uma farmácia, um açougue, um shopping, ela é extremamente escandalosa e se precisar, extremamente silenciosa também. Mas vamos ao que interessa, ela tem um relacionamento meio complicado, de ex-amante, conseguiu o título de atual esposa, porém ainda se sente como amante. Como? Na insegurança, na saudade, nas esperas... Ela sempre tem muitas histórias de situações engraçadas e constrangedoras com o marido, ela conhece todos os taxistas do Rio de Janeiro, ela persegue o cara 24 horas por dia, na tentativa de alcançá-lo, mas dessa vez numa das histórias, percebi uma imensa tristeza quando ela disse: “Sabe, ele não me respeita, talvez se eu fosse uma mulher formada, seria diferente”... Na hora eu não disse nada, mas fiquei pensando, meu Deus como somos vulneráveis, eu sou uma mulher formada e isso não muda nada. Somos incompletas mesmo assim, já segui homem dentro de taxi, já chorei até soluçar, já levei um não, já deixei de fazer prova de faculdade no último semestre e ir bater na porta de um grande amor, já fui enganada, traída muitas vezes, já quis morrer de amor, e já quis viver também. O sentimento não está vinculado a nenhuma formação superior, o respeito não está limitado a nada disso! Você pode ter doutorado, e vai continuar sendo a mesma, a mesma! As pessoas pouco se importam para o nosso grau de instrução, quando nos querem, querem mesmo, quando não querem, simplesmente não querem.

Temos a tendência de justificar o que não tem justificativa, de não aceitar que falhamos, que não alcançamos o coração do outro da maneira que desejamos. É claro que a independência financeira é algo extraordinário na vida de todos, mas a dependência emocional é muito mais difícil de rescindir.

Sabe Viviane, a vida te formou uma mulher maravilhosa, com talento para poucos, inteligentíssima, com um espírito iluminado, com uma sinceridade inquestionável, e com a maior das qualidades, a Coragem! Você não sabe o quanto te admiro nessa sua coragem, que você declara para o mundo, sou mulher e vivo! Você tem coragem de sofrer, e de saber que vai sofrer a cada dia mais um pouco, você quer enfrentar isso, como você mesma diz, faz parte do ciclo.

Só queria te dizer que a formação que você gostaria de ter, para merecer respeito, é algo que não se aprende na faculdade, e não se adquire com um diploma, pense nisso! Não permita ser diminuída, descubra o que você tem de melhor e ofereça a todos nós!