QUEM AMA O BROTO RESPEITA O TOCO.

QUEM AMA O BROTO RESPEITA O TOCO.

Hoje muito se fala em amor. Em ficar junto. Em amar e ser amado.

ontem se falava a mesma coisa. Só que em palavreado diferente. Palavreado da época, como o palavreado de hoje, principalmente, entre os jovens. Àquela época se dizia: quem deseja a rosa suporta os espinhos.

Hoje a tradição, o respeito, a religiosidade e os costumes nem sempre são lembrados e relembrados na escolha, no momento do sim ao ser amado ou à amada. Vale o momento, a ocasião e o ficar por ficar, o amar por amar, entre outras coisas.

A juventude quer o aqui e o agora. Pouco se importando com as conseqüências emocionais e racionais. Isto está certo ou está errado? E o depois não conta? Mas, a vida não é para ser vivida numa noite só ou somente num fim de semana ou numa noitada boa. A vida é para toda a vida. A vida é para hoje, amanhã e depois de amanhã.

Amar. Amar. Sentir todo o prazer que a vida nos oferece. Ser amoroso. Ser amado ou amada. Ser jovem. Ser adulto. Ser responsável. Não se pode fazer e acontecer sem se lembrar que a ¨toda ação compreende uma reação... Às vezes em sentido igual ou contrario¨, diz o axioma. É a lei. E a lei é para ser respeitada. É para ser cumprida.

Não importando sua idade, sexo ou profissão. Se você ama o broto deve respeitar o toco. Afinal, se existe o broto é porque ele ou ela foi gerado do toco. O tronco pode estar gasto pelo tempo. Mas, está vivo e a experiência conta, principalmente, nos momentos cruéis da vida moderna. Aliás, disse o mestre João Bosco de Castro, Presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG: ¨o diabo não é meio-sábio porque ele é capeta... Mas porque ele é velho¨.

F I M.