TRIBUNAL DA CONSCIÊNCIA

TRIBUNAL DA CONSCIÊNCIA

Foi decidido o fechamento da porta da minh’alma, ninguém entra ninguém sai.

Fechada para julgamento de Consciência.

NOTIFICAÇÃO

Julgamento da Consciência de Antonio Andrade Jorge.

Em 10 de janeiro de 2007 as 23 horas

INICIAL

Expostos para analise todos os defeitos de Antonio Andrade Jorge, doravante denominado “Ser” (virtude não precisa de análise) à luz da razão nua e crua.

A emoção deverá se silenciar, sob pena de ser retirada.

Parâmetros que servirão de base para a análise e julgamento

1- Afeto

2- Carinho

3- Cumplicidade

4- Comprometimento

5- Transparência

6- Credibilidade

7- Amor

8- Paixão

9- Companheirismo/Amizade

Os conceitos de avaliação são designados pelas terminologias:

Ruim – Pode Melhorar – Bom – Notável

As características e traços da personalidade foram exaustivamente estudados e analisados em função dos quesitos expostos.

Os julgadores, Juízes do Tribunal da Consciência, a partir de agora assumem a palavra.

...........................................................

É O RELATO

Chegou ao conhecimento desse Egrégio Tribunal um dossiê contendo a performance do Ser analisado, conhecido por Antonio Andrade Jorge, o qual foi devidamente qualificado e separado em duas entidades: Antonio Andrade Jorge e Andrade Jorge, devido a condição literária do segundo.

Para o critério de avaliação fez-se uso dos parâmetros epigrafados, constante do Código de Convivência. A Côrte informa que houve total e irrestrita isenção de ânimo por parte deste Tribunal, a imparcialidade imperou entre os Magistrados.

Isto posto, passamos a palavra ao Juiz Relator para ler aos presentes a peça inicial.

SOBRE O AFETO

É de domínio público que o afeto é um sentimento intrínseco, a pessoa tem ou não. É demonstração inequívoca de que a outra (o) é especial por isso merecedora de atenção. Essa atenção especial chamamos de “afeto”. Em muitas ocasiões os seres esquecem desse fato e minguam esse sentimento, causando frustração em outrem.

Este Ser ora analisado, é contumaz nesse ato, ou seja, esquece de demonstrar seu afeto. Ponto negativo.

Pelo que foi exposto consideramos a conduta do analisado, neste quesito, como: “PODE MELHORAR”.

SOBRE O CARINHO

É complemento do afeto, havendo uma lacuna neste, evidentemente se contradita a existência de carinho.

Havendo afeto, haverá carinho, havendo meio afeto haverá meio carinho, portanto não se pode separar estes dois sentimentos, seguem paralelos. Ninguém sobrevive no campo emocional com meio carinho e meio afeto.

Assim sendo consideramos que o Ser analisado “PODE MELHORAR”.

SOBRE CUMPLICIDADE

A cumplicidade aqui tratada é pelo lado bom da vida, é o ser cúmplice no amor, na amizade. Visualizamos uma discrepância incrível no Ser analisado, possuidor de espírito irrequieto, porém fechado a tal ponto que às vezes fecha-se pra si mesmo, não permite aproximação ao seu “Eu” verdadeiro. Ora, quem sem fecha, não faz parceria, quem não faz parceria não demonstra cumplicidade; Enunciado de fácil conclusão. O Ser em analise precisa aprender a escancarar a porta de seu coração, desarrumar o espírito e deixar acontecer. Entretanto, observamos uma atenuante, alguns fatos passados o bloqueiam. Há que se apagar o passado, retirar dele somente as lições para o presente e futuro, só assim aprenderá sobre cumplicidade, e que na vida a dois ela é uma forte aliada para vencer obstáculos.

Declaramos como conceito: “RUIM”.

Tem que reciclar tudo a respeito desta temática.

SOBRE COMPROMETIMENTO

Entendemos que a cumplicidade é fator vital ao comprometimento, se o Ser em questão claudicou em Cumplicidade, igual sorte terá neste quesito de avaliação.

Isoladamente nada se faz, e o analisado que combate diuturnamente a solidão, por meio de seus escritos, na verdade abre campo para a mesma diante de tantos atos contraditórios, onde o comprometimento é ignorado.

O comprometimento significa em ultima instância o mesmo que dizer: “estou contigo”. Mas é necessário revelar essa intenção, não basta te-la apenas guardada na consciência, se o outro não sabe.

Como forma de despertar este Ser declaramos o conceito como “RUIM”.

SOBRE TRANSPARÊNCIA

Apresenta transparência em algumas circunstâncias, mais propriamente no campo profissional, em outras se envereda por trilhas desconhecidas, onde as explicações, ainda que plausíveis, acabam por não serem bem aceitas.

Como gosta de relacionamentos em nível social, sua figura passa um carisma que no fundo confunde-se entre o homem e o poeta, entre Antonio e Andrade Jorge, gerando uma falsa transparência. Conforme relatamos no quesito Cumplicidade trata-se de vivente “fechado”, ora quem é fechado não pode ser transparente, com as ressalvas iniciais quanto ao campo profissional.

Na cabeça do analisado tudo está perfeito, como dois e dois são quatro, acha que tudo está devidamente transparente, assim ele pensa, o que o leva inconscientemente a omissões de fatos.

Assim pelo que foi analisado e exposto, declaramos quanto a este quesito: “PODE MELHORAR”.

SOBRE CREDIBILIDADE

A credibilidade passa pela transparência, assim com exceção do campo profissional, tudo o mais está prejudicado.

Conceito; “PODE MELHORAR”

SOBRE O AMOR

Sem muitas considerações subjetivas, que o quesito requer, devido o envolvimento extra sensorial, o analisado quando tem amor, tem de fato e de direito, entretanto sofre para demonstrar esse nobre sentimento de forma plena e inequívoca, talvez pelas falhas já detectadas nos quesitos anteriores.

Seu amor é forte, e às vezes até atrapalha porque isso gera um outro sentimento chamado ciúme. É preciso amar com serenidade e segurança, transmitir à pessoa amada a real intensidade, não da paixão mas do puro amor, que poderá ser percebido num simples olhar.

Neste quesito entendemos, pelas razões expostas que merece o conceito “PODE MELHORAR”.

SOBRE PAIXÃO

A análise desse quesito é sucinta, posto que este Ser vive de paixão em todos os aspectos, precisa apenas saber controlar esse sentimento. Sua condição literária o impele a este mar de paixão.

Declaramos como conceito: “BOM”.

SOBRE COMPANHEIRISMO/AMIZADE

É amigo, é companheiro, se necessário vai até as ultimas conseqüências ao lado de um amigo (a). Por conta dessa característica inúmeras vezes sofreu decepções, porém continua encarar a vida da mesma forma. Trata-se de pessoa humanista e caridosa. Nesta temática o Ser analisado recebe o conceito “BOM”.

O TRIBUNAL DECIDE

Pelas razões expostas nos diversos quesitos analisados concluírem tratar-se de um Ser carregado de sentimentos, todavia precisa de auxílio para reciclar esse espírito um tanto indômito. Requer aprendizado sobre os caminhos da vivência.

Como primeiro passo deverá desarmar o espírito, abrir a porta do coração, sorrir com os olhos, falar com a expressão, agir mais falar menos.

Possuidor do dom de versejar, deve cuidar muito bem de seus escritos, não escrever mecanicamente, rever versos ainda que para isso seja necessário parar e refletir, reciclar. O coração é bom a alma também, basta burilá-los, para a retirada dessa poeira engastada pelo tempo, e deixar a luz da aura reluzir novamente.

Portanto:

Considerando a humanidade do Ser analisado, onde o livre arbítrio o leva a cometer acertos e desacertos, como os demais da raça;

Considerando a índole genética que corre em suas veias;

Considerando esse dom de versejar que o cobre de sensibilidades;

Decide esse Egrégio Tribunal declarar, embasado pelo que dos autos consta, e dos considerandos declinados, o conceito geral do Ser analisado é “PODE MELHORAR”.

Entretanto deverá ser submetido a um acompanhamento nos próximos anos de sua vida, pra ver se aprende a conviver de melhor forma. A Côrte nomeia quem o ame para esta ingrata missão.

O Tribunal encerra a sessão.

“Non Dvcor Dvco”

Jundiaí, 11/01/2007