QUANTO VALEMOS!?

QUANTO VALEMOS!?

A NOITE SE DESPEDIA MAIS O SOL INSISTIA EM NÃO SAIR E AOS POUCOS O NEGRUME DA NOITE ERA SUBSTITUIDO PELAS BRUMAS ACINZENTADAS QUE ENCOBRIA PREDIOS E SOMBREAVA OS POUCOS TRANSEUNTES, NAQUELAS PRIMEIRAS HORAS DO DIA PRIMEIRO DE FEVEREIDO NA GRANDE CIDADE.

JOSÉ CARLOS, UM PAI DE FAMILIA, UMA PESSOA COMUM DA CLASSE DOS HOMENS QUE CONSTROEM ARDUAMENTE ESSE PAIS, UM CIDADÃO QUE PASSOU A VIDA INTEIRA SONHANDO COM UMA VIDA MELHOR PARA SE E SEUS FAMILIARES MAIS QUE PERDEU OS MELHORES ANOS DA SUA EXISTENCIA SE REVOLVENDO ENTRE O MEDO E PESADELOS, EXPREMIDO NOS ONIBUS, TRENS E METRÔS, ATERRORIZADO NAS PARADAS DE TRANSPORTES. AQUELE HOMEM, QUE CHEGAVA A CASA AS 23 HS E ESTAVA SAINDO PARA O TRABALHO ÀS 4 HORAS DA MANHÃ, DURANTE ANOS A FIO, EM PÉ AGORA, USANDO O MESMO CASACO MARRON, SURRADO PELO TEMPO E QUE DENOTAVA A SUA SITUAÇÃO DE POBRE E NECESSITADO. ENFRENTANDO UM FRIO INTENSO E PARA DESFARÇAR O DESCONFORTO, ESFREGAVA AS MÃOS UMA À OUTRA COMO SE AQUILO AMENIZASSE A SUA DESGRAÇA.

JOSÉ CARLOS ÀS VEZES JOGAVA NA MEGASENA, JAMAIS FIZERA UM NUMERO SEQUER. QUEIXAVA-SE DA SORTE SOZINHO, SORUMBATICO ÀS VEZES DESFAZIA EM MEDITAÇÕES NA CONTEMPLAÇÃO DE UM UNIVERSO TÃO DESIGUAL MAIS QUE O FORÇAVA A ERGUER-SE DE MANEIRA CONSTANTE, COMO SE QUIZESSE ENTENDER O AUTOR DAS COISAS E PROCURAR COM UMA DUVIDA INQUEITANTE A FINALIDADE DE TUDO O QUE VÊ E A CAUSA DO QUE SENTE, MAIS A SUA NOSTALGIA DOS DOCES PRAZERES, OS QUAIS JAMAIS EXPERIMENTAR A NÃO SER EMBALADOS EM SONHOS E PENSAMENTOS, COMO: AH SE EU TIVESSE, PUDESSE... A SUA VIDA FOI TIRADA DE FORMA VIOLENTA PELA IRRESPONSABILIDADE DE UM INSANO DO VOLANTE. UMA PESOA QUE JAMAIS PODERIA SER AUTORIZADA A CONDUZIR VEICULOS AUTOMOTORES, MAIS QUE DELIBERADAMENTE, POR CONTA PROPIA TIROU JOSÉ CARLOS DO MUNDO DOS BELOS SONHOS, LANÇANDO-O NO LAGO SOBRIO DA MORTE, ENCERRANDO ASSIM UMA VIDA DE LUTAS, ENLUTANDO UMA FAMILIA E AUMENTANDO O AGUACEIRO DA GRANDE METROPOLE COM AS LAGRIMAS DE DOR DE QUE FICA E SENTE SAUDDES ETERNAS.

BUROCRACIA DO SISTEMA ELABORADO PARA ASSISTIR A SOCIEDADE E APOIAR AO CIDADÃO. O APARATO LEGAL, EMBORA ACIONADO A FAZER O MINIMO NECESSÁRIO ÀQUELE QUE DEU A VIDA INTEIRA EM PROL DE UMA SOCIEDADE FALIDA E QUE VIVE O MEDO, SIMPLESMENTE DEIXRAM O CORPO DE JOSÉ CARLOS TODO ARREBENTADO E EM SEU ROSTO AINDA EXPRESSANDO ESPANTO E ARES DE FATALIDADE, POR SETE HORAS CONSECUTIVAS, JOGADO AO RELENTO COMO SE ELE NÃO FOSSE NADA OU NADA REPRESENTASSE A UM SISTEMA QUE TANTO SERVIU. E DIANTE DE UM CASO CAÓTCO E TENEBROSO EU PERGUNTO: QUANTO VALEMOS?