NOITADA CULTURAL NO PONTO

Foi uma bela noite de festa a reinauguração do PCCN - Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana/PB. Trata-se de um espaço de disseminação de arte e cultura, templo do fazer artístico na busca incansável “por um mundo melhor”, especialmente para aqueles que estão sem perspectivas, esquecidos pelos poderes públicos e, muitas vezes, em situação de risco, ou seja, prestes a se perderem nas drogas, na prostituição, na marginalidade propriamente dita.

Tivemos entrega de placa de Honra ao Mérito Cultural; entrega do Troféu Zé da Luz; apresentação de Hip Hop e do Grupo Ganzá de Ouro; música popular brasileira da melhor qualidade; declamação de poesia e lançamento de livros, um deles, “História de Biu Pacatuba, um herói do povo paraibano”, ganhador do Prêmio Patativa do Assaré do Ministério da Cultura, de autoria do jornalista, poeta e dramaturgo Fábio Mozart, que também é o criador, coordenador e o principal dinamizador do PCCN, esse importantíssimo projeto sócio-cultural.

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública, que tem objetivos bem interessantes, tais como: difundir a arte, a cultura local e regional; estimular a geração de emprego e renda em economia solidária; incentivar o gosto pela leitura, formar educadores/multiplicadores populares dentre outras tantas metas.

Além da Biblioteca Comunitária Jornalista Arnaud Costa, o PCCN oferece cursos de violão, mosaico, informática; oficinas de cinema, teatro, artesanato, música, dança, radialismo comunitário; tem também o GETI - Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, o Conjunto Regional Ganzá de Ouro e o Cineclube Vladimir Carvalho. Parabéns a todos que fazem o Ponto de Cultura continuar vivo, apesar das muitas dificuldades encontradas no decorrer desses dois anos de existência.

Foi um acontecimento e tanto, prestigiado por grandes personalidades e por muita gente simples que recorre ao Ponto à busca de uma opção, um norte para ocupar o tempo ocioso, aprendendo coisas novas, vislumbrando novos horizontes. Além de tudo isso, devo dizer que o reencontro com os amigos teve um sabor especial, degustado através da troca de muitos abraços. Foi muito legal, muito bom mesmo!

Jandira Lucena
Enviado por Jandira Lucena em 01/02/2012
Código do texto: T3474717
Classificação de conteúdo: seguro