56 - Speaker's Corner at last!

Um orador em cima de um estrado?

Um estrado em pedra? Ou em cimento?

E cada orador esperando pela sua vez para tomar a palavra?

Nada disso.

Devem estar aqui uns dez oradores.

Não há uma só mulher, só homens.

Como se vê, a ideia que eu fazia do Speaker’s Corner estava errada.

Completamente.

Um orador branco, britânico, a falar impecavelmente o inglês?

Não. De todo, não. Vamos ver alguns.

O 1.º orador à minha direita: um homem, que aparenta ser mais ou menos da minha idade, com boina à Che Guevara! Uma estrela vermelha cravada na boina.

Está pendurado num escadote. À sua volta aglomerou-se uma pequena multidão: arenga sobre injustiças sociais do Capitalismo.

Defronte dele, à minha esquerda, de pé, no chão, um negro rodeado por outra pequena multidão.

Repete e repete e repete: não há um só lugar na Inglaterra onde haja liberdade!!

Vamos ouvir o terceiro orador: um branco em cima de um escadote a invectivar os imigrantes muçulmanos.

Mesmo diante dele, não muito longe, no meio de um extenso relvado, homens muçulmanos oram voltados para Meca.

Do outro lado, um homem branco: não consigo perceber os seus argumentos. Nem me interessam.

Depois, um negro envolto na Union Jack que se intitula de Anglo-Saxon Nigger.

Outro homem, um homem do Bahrein, exprimindo-se em inglês, denuncia prisões arbitrárias no Bahrein.

Ainda defronte do homem do Bahrein, um negro gigantesco brandindo uma Bíblia descomunal confessa ser muçulmano. Segundo ele a Bíblia é uma fraude.

Um outro negro mais à frente, diz-se cristão e admirador de Adolf Hitler: ninguém lhe liga. Mas também ninguém o molesta.

Defronte deste, um árabe: não se exprime em nenhuma língua que eu conheça. Suponho que se exprima em árabe.

Um miúdo acabado de chegar com outros miúdos, aqui mesmo ao lado, desata a falar dos malefícios do poder da União Europeia sobre a Inglaterra.

O Speaker’s Corner como eu imaginava e como o vejo agora, é ou não um símbolo de liberdade de expressão?

Há quem tire fotografias. Eu tiro.

A tarde está amena. Vou ler o tal livro sentado na relva.

Londres

Speaker’s Corner

18 de Julho de 2010

Mário Moura

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 03/02/2012
Código do texto: T3477913
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.